UNITA: Mais um golpe de vista
A história da luta de libertação nacional registou os três Movimentos: FNLA, MPLA e UNITA. São estes que fizeram face à ocupação portuguesa. A falta de entendimento entre eles, constituiu-se na base do adiamento da felicidade do Povo Angolano. A coragem indiscutível manifestada na “ABORDAGEM” da máquina colonial é necessária para que, ao abordar-se hoje o País, se tenha em consideração os seus HABITANTES, com vista à satisfação das suas necessidades.
Por: Ilídio Chissanga Eurico, Coronel na Reforma.
Segundo Chico Xavier, “EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM”. O que passou, passou, restando a capacidade de tirarmos lições do que passou e nos entregarmos à CAUSA dos ANGOLANOS e não à coisa.
O Presidente Fundador da UNITA definia o ANGOLANO como “AQUELE QUE AMA ANGOLA E LUTA POR ANGOLA”. A nossa prática diária tem de revelar que queremos o progresso, queremos o desenvolvimento desta Angola querida e que nos viu nascer. Para Teta Lando “… É A VONTADE DE FAZER ANGOLA MELHOR…” que conta.
Servir deve ser o apanágio daqueles que se propõem a dirigir os destinos desta grande Pátria Angolana. Servir-se ou ser servido, também adia a felicidade dos ANGOLANOS. Se um dirigente, seja lá de que nível ou Partido for, fizer do dinheiro o seu maior objectivo de vida, nada mais se espera, que não seja subtrair para si próprio, aquilo que é do colectivo.
Sabe-se, exactamente que, sem dinheiro, não se vive ou vive-se mal. Mas, o comportamento (já o dissemos) não pode ser como quem mergulha numa piscina em tempo de calor, sob pena de ser adepto da corrupção, ou seja, alvo da acção da PGR.
A direcção da unita actual tem perícia para mergulhos desse tipo. Mas, a verdade seja dita: alguns ACJ já os encontrou como bons mergulhadores, em piscinas de dinheiro, está claro. Só foi juntar o útil ao agradável. Elegeram seu congénere, que é grande mergulhador, insensível, rancoroso, vingativo. É com isso tudo que querem apagar a UNITA.
Há quem esteja a dizer que se fala mal do presidente ACJ. De acordo com as luzes da nossa ESCOLA, acham que ele está a agir bem? Esses “OLHOS DE VER” não transmitem nada? Pois não, são uma e mesmíssima coisa.
Veja-se por que razão surgem publicações deste género, para levarem a mão à consciência. Pois é, falta de humildade, muito rancorosos. Há muito comportamento de arrivistas, os ambiciosos que querem ter tudo a todo o custo, que querem subir socialmente, de qualquer maneira. Essa insensibilidade é incrível!
Mahatma Gandhi tem reflexão que diz: “… CONTROLAR A IRA É TORNÁ-LO COMO O CALOR QUE É CONVERTIDO EM ENERGIA. NOSSA IRA CONTROLADA PODE SER CONVERTIDA NUMA FORÇA CAPAZ DE MOVER O MUNDO”. Isso serve, ou nem por isso? A insensibilidade tomou conta das mentes e, assim, “TIPO NADA”?
Angola precisa de Quadros que pensam para além de si próprios. Isso requer mentes livres daqueles atributos referidos acima, que impedem pessoas de olhar para a vida do POVO e que se pretende defender. LAVA A TUA CARA ANTES, DE VERES SUJA A DO OUTRO.
Se é verdade que ACJ ama Angola, com todo o respeito que, como humano merece, aconselho que reveja a UNITA.