Joe Biden aguardado ao país, analista diz que é o colono dos africanos a voltar como investidor

O Presidente dos Estados Unidos da América, (EUA)Joe Biden, chega a Luanda esta segunda-feira, 2 de Dezembro de 2024, para uma visita de Estado de 3 dias a convite do Presidente João Lourenço.


Por: Albino Azer

Segundo uma nota da presidência da República de Angola, a visita do Presidente norte-americano reconhecerá o papel de Angola como líder regional e vai reafirmar a verdadeira transformação da relação entre os Estados Unidos da América e a República de Angola.

Reagindo a esta visita do presidente norte americano, já em fim de mandato “mas ainda em exercícios porque o sistema eleitoral americano permite que o eleito tome posse em 20 de janeiro” o analista político Pedro Caiala disse esta visita é apenas cumprimento de calendário.

“A vinda de Joe Biden vem consolidar os compromissos que teve com João Lourenço por conta do corredor do Lobito onde possivelmente será transportado todos os recursos exportado qualquer ponto de África para os Estados Unidos da América”.

No entender do Analista, a administração Biden tem os interesses económicos muito mais assentes, menos os interesses políticos. “Nós queríamos que viessem discurtinar a ausência da democracia em Angola, Direitos Humanos, Liberdade de Expressão e da Sã Convivência Política”, disse.

Pedro Caiala disse que o povo angolano pode não esperar nada desta visita, excepto mais uma linha da pobreza extrema.”O corredor do Lobito já é explorado está envolvido milhões de dólares e os americanos quererão saber onde foram investidos. Estamos num período em que o colonizador dos países africanos está voltar ao continente como investidor”, apontou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *