“O combate a corrupção resume-se também na fiscalização rígida dos concursos públicos”, defende jurista
O jurista Samora Xavier que falava ao Primeiro Impacto, na última segunda-feira, 9 de Dezembro, por ocasião do dia Internacional do combate a corrupção, defendeu mais fiscalização em processos como concursos públicos de ingresso à função pública.
Por: Albino Azer
De acordo com o jurista, a corrupção é um fenômeno que perturba o desenvolvimento econômico de um país e que afecta as famílias e instituições públicas.
“A corrupção bloquea o normal funcionamento interno e, é um mal que retarda o desenvolvimento de um país”, apontou.
Samora Xavier disse ser premente, que se adote medidas de fiscalização mais rígidas desde a formação de funcionários públicos e os concursos públicos para o ingresso à função pública.
“Defendemos, por outro lado, transparência e imparcialidade nesse processo de combate a corrupção de maneira que o mesmo processo seja eficiente e eficaz”.
O combate a corrupção, recorde-se é o plano de Governação do presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, que desde o seu primeiro mandato, 2017, colocou a medida nas suas prioridade para assegurar o desenvolvimento do país e, desta feita alavancar a economia Nacional.
“Com esta medida, temos vindo a assistir nos últimos anos figuras que outrora pareciam intocáveis”, disse o jurista Samora Xavier ao Primeiro Impacto..
Adiado o início do julgamento dos Generais Dino e Kopelipa
O início do julgamento dos generais Lepoldino do Nascimento “Dino” e Hélder Vieira Dias “Kopelipa” marcado para hoje foi adiado para 10 de março de 2025.
Na base do adiamento do mediático julgamento dos antigos homens de confiança de José Eduardo dos Santos está o atraso na notificação dos advogados de defesa. De acordo com a Lei, as partes devem ser informadas com pelo menos 15 dias de antecedência, o que não ocorreu neste caso.
Com a nova data marcada para o início do julgamento aumentam as expectativas em torno do desfecho deste processo judicial de grande repercussão.