Jornalistas devem levantar greve na próxima semana

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) vai convocar, para a próxima terça-feira, 23 de setembro, uma assembleia-geral de membros para o levantamento da greve que deveria ter arrancado no dia 8 deste mês, mas foi suspensa por uma providência cautelar do Tribunal da Comarca de Luanda, noticia o jornal de Angola.
Por: redação PI
Segundo o secretário-geral do SJA, Pedro Miguel, a greve deverá ser levantada porque ficaram ultrapassados os principais pontos de divergência que havia com a entidade patronal, na sequência de uma “negociação em que nem tudo se perdeu e nem tudo se ganhou”.
“Na próxima terça-feira, teremos a assembleia dos trabalhadores e lá vamos falar quais são as percentagens e quais foram os acordos firmados. E no mesmo dia vamos levantar a greve”, disse.
Pedro Miguel deixou claro que a perspectiva do SJA é sempre olhar para a melhoria das condições sociais e laborais dos trabalhadores. “Vamos continuar a dialogar sempre neste sentido de olharmos para o bem-estar do trabalhador”, referiu.
Leandro Cardoso, que representou o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), na qualidade de órgão mediador, destacou o princípio da boa-fé que vigorou durante as negociações.
“Ficou acordado que a entidade empregadora vai acrescentar 31 por cento nos salários do pessoal técnico, 13 por cento para os trabalhadores que exercem cargos de direcção e chefia e 5 por cento para os membros dos conselhos de administração”, informou Leandro Cardoso, esclarecendo que vigorou o princípio da discriminação positiva.
O inspector-geral adjunto da Inspecção Geral do Trabalho adiantou que as empresas públicas de comunicação social estão orientadas a trabalhar, no âmbito de uma comissão tripartida, na questão dos qualificadores ocupacionais, para que exista a progressão nas carreiras dos trabalhadores e, com isso, o reajuste dos seus salários, através da avaliação de desempenho.