Congresso Nacional da Reconciliação Junta Líderes do PRA-JA e CEAST

O presidente do PRA-JA Servir Angola, Abel Epalanga Chivukuvuku, manteve esta terça-feira, 23 de setembro, um encontro institucional com a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), na Sede nacional provisória do partido, localizada no bairro Maculusso, província de Luanda, no âmbito do Congresso Nacional da Reconciliação” a ter lugar nos dias 29, 30 e 31 de outubro na capital angolana.


Por: Albino Azer

À margem da reunião que decorreu a portas fechadas, o Secretário-Geral dos Servidores, Américo Colonha Chivukuvuku que falou ao Primeiro Impacto, explicou que o partido olha para o certame da CEAST como um profundo desafio da Reconciliação Nacional. Para o político, o passado é importante, mas serve apenas para dele tirar as lições.

“E por isso que independentemente de tudo de bom e mau que ocorreu, já não podemos alterar o passado, mas há uma coisa que podemos fazer que é construir o futuro”, disse.

Por sua vez o Padre Celestino Epalanga que liderou a delegação da CEAST esclareceu que o objectivo do encontro foi justamente para dar sequência ao diálogo que a igreja Católica tem levado desde o ano passado sobre os preparativos do “Congresso Nacional da reconciliação” a ter lugar nos dias 29, 30 e 31 de outubro em Luanda.

“Viemos reafirmar esta vontade de juntos trabalharmos para a realização do Congresso da reconciliação nacional”, revelou.

Questionado sobre como avalia o processo de reconciliação no país, o líder religioso destacou que é uma tarefa infinita que não se consegue num abrir e fechar de olhos.

“Conseguimos, graças a Deus, alcançar a Paz, estamos agora a celebrar os 23 anos de Paz, mas ainda há muitas feridas por se curar e este congresso é mais uma oportunidade para revisitarmos o processo de reconciliação no país. Há muitos angolanos que vivem no limiar da pobreza, muitos que comem nos contentores de lixo. Não é possível que uns estejam felizes e outros passam por necessidades, alí não tem reconciliação, disse o padre Celestino Epalanga no encontro com a direcção do partido político PRA-JA-SERVIR Angola.

O Congresso Nacional da Reconciliação vai decorrer sob o lema “Eis que Faço Novas Todas as Coisas” passagem bíblica baseada no livro de Apocalipse capitulo 21 versículo 5.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *