Conflito na FNLA: Confronto entre Ngola Kabangu e Nimi a Simbi força suspensão da Reunião do Bureau Político

A reunião do Bureau Político da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), que tinha sido marcada para sexta-feira, 26 de setembro de 2025, não teve um fim desejado, tendo sido suspensa por razões técnicas e de força maior, segundo um comunicado oficial enviado à redação do Primeiro Impacto.
Por: redação PI
O documento explica que a decisão da suspensão deveu-se, não apenas a dificuldades técnicas que inviabilizaram a continuidade dos trabalhos, mas também a interferências impróprias que atentaram contra a disciplina e a estabilidade da reunião, “ofendendo a liderança legítima da FNLA”.
Fonte próxima ao Primeiro Impacto revelam que a reunião terá sido suspensa, minutos depois do arranque pelo facto de o militante Ngola Kabangu ter dirigido ofensas morais ao presidente do partido, supostamente, por este, Nimi a Simbi, negar realização do Congresso no próximo ano, 2026. “O irmão Kabangu ofendeu o presidente”, revela a fonte.
Entretanto, a FNLA reitera que, no interesse da ordem, da disciplina partidária e da preservação do bom nome da organização, a reunião será reagendada e a nova data será anunciada em breve.
Pelo que Apela a calma, responsabilidade e ao espírito de unidade de todos os militantes. “A FNLA não tolerará atitudes de desrespeito que ponham em causa o bom funcionamento das nossas instituições”, lê-se no comunicado oficial da reunião do Bureau Político do partido dos irmãos.