Altas figuras das FAA e políticos envolvidos na ocupação ilegal de terras dos camponeses da “Konda Marta”

Altas figuras das Forças Armadas angolanas do Ministério do Interior e políticos são acusados de estar envolvidos na ocupação ilegal de terras dos camponeses da “Konda Marta”, mesmo depois de o Tribunal da Comarca de Luanda (TCL) proceder no passado dia 18 de Agosto de 2025, à restituição provisória da posse do terreno de largos hectares num conflito de aproximadamente uma década “2016”.


Por: Redação PI

A entrega do terreno à Associação Konda Marta Comercial, LDA, teria resultou de uma providência cautelar intentada pela Konda Marta liderada por Daniel Afonso Neto, no Tribunal da Comarca de Luanda.

Em entrevista ao Primeiro Imapacto nesta quarta-feira, 01 de outubro, Daniel Afonso Neto revelou que a suposta “máfia” de terrenos de camponesas tem sido sustentada por determinados Generais das Forças Armadas Angolanas (FAA), Oficiais Comissários da Polícia Nacional (PN) e políticos.

Daniel Neto que tem agora um processo crime movido pelo ex-ministro do Interior César Laborinho e outras entidades, foi detido quatro vezes sem nunca ter sido julgado, situação que a Associação classifica como parte de um plano arbitrário para afastar os legítimos proprietários do terreno. “Sempre denunciamos que há uma máfia de terrenos. O problema é abuso de poder para usurpar o que é do povo”, acusou o responsável da Konda Marta.

O terreno em causa está localizado no município da Camama, em Luanda, que tinha sido alvo de alegada usurpação por parte de elementos da Polícia Nacional, das Forças Armadas Angolanas (FAA) e um ex-ministro do Território.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *