Massanga Savimbi confirma corrida para o cadeirão máximo da UNITA

O filho do fundador da UNITA, Jonas Savimbi, anunciou esta terça-feira a sua pré-candidatura à presidência do maior partido na oposição angolana, afirmando que traz consigo o “legado de coragem, disciplina e visão estratégica dos seus ancestrais, mas também a responsabilidade de actualizar esse legado ao século XXI, com ideias novas, modernas e ajustadas ao tempo presente”.
Por: redação PI
O anúncio da candidatura de Rafael Massanga Savimbi foi feito através de um vídeo divulgado no Facebook, retomado pelo Primeiro Impacto, na véspera do início oficial da recepção e formalização das candidaturas ao XIV Congresso Extraordinário da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), que se realizará entre 28 e 30 de novembro, em Luanda.
“Trago comigo o legado de coragem, disciplina e visão estratégica dos meus ancestrais, mas também a responsabilidade de actualizar esse legado ao século XXI, com ideias novas, modernas e ajustadas ao tempo presente”.
Rafael Savimbi torna-se assim o primeiro militante a formalizar a intenção de concorrer à liderança do partido, devendo as candidaturas ser entregues até 26 de outubro, seguindo-se um mês de campanha interna, entre 27 de outubro e 26 de novembro.
“Como conhecedor da realidade actual, acredito que a juventude angolana precisa de ser o motor da transformação política e económica, com acesso à educação de qualidade, à saúde, à inovação tecnológica e ao empreendedorismo. Defendo uma UNITA que não apenas preserve a memória da luta, mas também se projecte para o futuro, com soluções práticas e inovadoras para os desafios actuais do país, mantendo sempre o compromisso com a justiça, a democracia e o bem-estar dos angolanos”, disse.
O actual presidente, Adalberto Costa Júnior, deverá igualmente recandidatar-se à sua sucessão, pese embora ainda não o tenha confirmado publicamente.