HUAMBO: PRS move processo crime contra Administrador comunal da Calima

O Partido de Renovação Social (PRS), no Huambo, remeteu, no princípio da tarde desta quinta-feira, 16 de outubro de 2025, junto da Procuradoria Geral da república (PGR-Huambo), um processo crime contra o Administrador da Comuna da Calima, Manuel Jorge, conhecido como senhor Nelito, cusando de orientar a remoção de bandeiras do partido, no Sector da Ngandavila.


Por: Albino Azer

A informação foi avançada ao Primeiro Impacto pelo Secretário provincial dos renovadores sociais, Soliya Selende Lumumba que considera a acção protagonizada pelo Administrador, “acto de intolerância política” e que concorre para o crime de ofensa aos símbolos do partido conforme o artigo 386 do código penal angolano.

Há provas evidentes depois de todos os vídeos que nós passamos de que o administrador é implicado neste processo. Foi ele quem criou essa acção de intolerância política e nós movemos esse processo para ser responsabilizado. Já acautelamos muito tempo e vimos que os processos estão a ser enterrados”, sublinhou o político que reforça “remetemos esse processo por uma questão também de disciplinar o administrador”, disse.

Nos últimos dias, várias são as denúncias sobre actos de intolerância política a nível do território da província do Huambo envolvendo altas figuras do Estado e autoridades tradicionais. O caso mais recente ocorreu no Município do Bimbe onde um soba é acusado de ter queimado a bandeira do partido UNITA. Soliya exige as autoridades a tomarem conta da situação para se evitar casos idênticos ao que sucedera no município da Galanga.

Queremos ver se é que a justiça funciona, ou só funciona para alguns e para outros não”, desafiou.

Segundo o partidário, para alem de ter ordenado a remoção das bandeiras do PRS nos Sectores da Ngandavila e caveto na Comuna da Calima, o administrador é também acusadoção de ter sequestrado o Soba da Aldeia, alegadamente por ter recebido e autorizado à colocação de bandeiras naquelas aldeias afectas à comuna que temos vindo a citar.

Ele sequestrou o soba as 20:30 minutos e só lhe abandonou as 22 horas”, acusou.

Recorde-se que a Sede comunal da Calima dista 18 quilómetros a sul da cidade do Huambo.

O Partido de Renovação Social (PRS) é um partido político em Angola, com representação na Assembleia Nacional, fundado em 1990, em Luanda. O partido define-se como de centro-esquerda, com ideologia federalista e progressista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *