Malanje: Cidadão tenta ocultar cadáver em casa e acaba detido
Um homem de 54 anos de idade foi detido recentemente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província de Malanje, supostamente por estar implicado no crime de atentado contra a Integridade dos Restos Mortais, na forma de ocultação, tendo como vítima um cidadão de 64 anos de idade, por sinal, seu irmão mais velho.
Por: Albino Azer
Segundo a nota do SIC, consultada pelo Primeiro Impacto, os factos ocorreram no passado dia 12 de Outubro de 2025, no município do Quéssua, bairro Carreira de Tiro, no interior da residência onde o malogrado veio a falecer, vítima de doença, sendo que o acusado, irmão da vítima, decidiu ocultar o corpo, lançando-o numa “fossa” existente no quintal, sob alegação de não possuir condições para a realização das exéquias.
A acção do Serviço de Investigação Criminal e que culminou com a detenção do autor do crime, enquadra-se no âmbito das suas acções de combate à criminalidade na prinvia angolana de Malanje.
O analista social João Cardoso ouvido pelo Primeiro Impacto apela para o espírito de preservação das tradições angolana respeitando os corpos daqueles que partiram para outra dimensão da vida. “nós como africanos temos estes costumes de nos unir e realizar actos de despedida digna aos nossos entes”, disse, João Cardoso, lembrando que existem funerais administrativos na ausência de condições financeiras.
