Golpista que se fez passar por oficial da justiça e extorquia dinheiro as vítimas é preso em Cacuaco
Um cidadão de 34 anos de idade, identificado por Estevão Paulo de Sousa, foi detido nesta quarta-feira, 26, residente no município do Cacuaco, em Luanda, indiciado na prática dos crimes de Extorsão, Falsa Identidade e Associação Criminosa.
Por: Redação
Segundo, o Serviço de Investigação Criminal (SIC), as investigações apuraram que o referido indivíduo utilizava múltiplas identidades falsas, fazendo-se passar por Procurador-Geral Adjunto da República, técnico do Gabinete do Procurador-Geral Adjunto da República, juiz de garantias e assessor de altas entidades, com o propósito de legitimar contactos fraudulentos.
O indiciado enviava mensagens a membros do Executivo, ex-dirigentes, governadores provinciais, ministros, presidentes de conselhos de administração de empresas públicas, instituições financeiras e outras pessoas publicamente expostas, alertando sobre alegados processos-crime em tramitação.
Mediante essa actuação fraudulenta, exigia e recebia valores monetários por transferência bancária, provenientes de actos de extorsão, utilizando para o efeito contas bancárias de terceiros.
No momento da detenção, foram apreendidos 14 cartões SIM, alguns já utilizados e outros ainda por activar, evidenciando que o cidadão fazia uso recorrente de múltiplos números telefónicos para dificultar o rastreamento das suas actividades ilícitas.
