MED anuncia construção de mais de 2.500 escolas em dois anos

O Ministério da Educação de Angola prevê construir mais de 2.500 escolas públicas em todo o país, anunciou segunda-feira, 01 de dezembro, a Ministra da Educação, Luísa Grilo. O objetivo, segundo a governante, é garantir que todas as crianças tenham acesso à educação e melhorar as condições de ensino.


Por: Redação PI

A titular da pasta avançou que o orçamento para 2026 inclui recursos para a continuidade das obras de ampliação da rede escolar. Além disso, o Ministério da Educação já trabalha em parceria com o Banco Mundial para construir 55 novas escolas, que entrarão em funcionamento no próximo ano lectivo.

O anúncio surge durante a abertura da Conferência Nacional sobre o Capital Humano, que Luanda acolheu. São no total mais de 500 milhões de dólares vão sair dos cofres do Estado para a sua execução.

Segundo o governo, esta medida visa melhorar a taxa de escolaridade da iniciação, que em 2024/25 se situou nos 64,4%, e aumentar a taxa de conclusão do ensino primário que assenta actualmente nos 61%.

Lembrar que os Parlamentares defenderam, segunda-feira, 01, no debate na especialidade do OGE-2026, a necessidade de regulamentar e fiscalizar a comparticipação no sector da Educação, para garantir melhor gestão das infraestruturas escolares.

Dirigindo-se à ministra da Educação, os parlamentares afirmaram que o problema não está na contribuição dos pais, mas na falta de controle sobre o destino dos valores pagos.

Os Deputados consideraram que a província do Namibe representa um bom exemplo de escolas bem cuidadas devido à prática da comparticipação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *