Angola passa hoje testemunho da presidência da CPLP para São Tomé e Príncipe
Decorre este sábado, na cidade de São Tomé, a 14.ª cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que assinala, hoje (domingo, 27,) a passagem de testemunho da presidência angolana para São Tomé e Príncipe, que elegeu a juventude e sustentabilidade como prioridades políticas.
Por: António Cassoma
Angola participa do evento com a sua mais alta figura o Chefe de Estado, João Lourenço, que já está a caminho da Cúpula da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), que decorre, desde sábado, em São Tomé e Príncipe.
O Presidente João Lourenço chefia uma delegação, que chegou sábado àquele país, que integra os ministros das Relações Exteriores, Téte António, da Economia e Planeamento, Mário Caetano, o ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, e o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes.
No momento em que os países começam a sentir os efeitos do acordo de mobilidade que facilita vistos nacionais e teve início em janeiro deste ano e depois da aposta no pilar económico por parte de Angola, é a vez de São Tomé trazer as políticas de juventude e o combate às alterações climáticas para focos da organização.
Com um total de sete chefes de Estado e três primeiros-ministros presentes, só Moçambique e Timor-Leste não se fazem representar ao mais alto nível, a cimeira irá aprovar a entrada do Paraguai como país observador associado e vai escolher quem terá a nova presidência.
Até ao momento, apenas a Guiné Equatorial e a Guiné-Bissau se mostraram disponíveis para acolher a presidência da CPLP.