Interferência eleitoral? Trump diz que vai recorrer da data do julgamento
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, esta segunda-feira, que vai recorrer da data do julgamento marcada para 4 de março de 2024, no caso em que foi acusado por tentativa de interferir nas eleições presidenciais de 2020.
Por: Lusa
“Vou RECORRER”, escreveu Trump numa publicação na sua plataforma Truth Social, citado pela Reuters, sem dar mais detalhes de como ou quando o recurso será feito.
Recorde-se que o antigo presidente norte-americano soube, esta segunda-feira, a data do julgamento do terceiro de quatro processos nos quais foi formalmente acusado. O julgamento sobre a tentativa de Trump tentar reverter o resultado das eleições de 2020 a nível federal ficou marcado para o dia 4 de março de 2024, em Washington D.C..
Trump foi formalmente acusado de quatro crimes relativamente à sua alegada interferência nas eleições presidenciais, que incluem conspirar contra os Estados Unidos e contra atos oficiais. O ex-presidente tentou substituir os painéis responsáveis pela certificação dos resultados oficiais, após ter alegado que as eleições tinham sido roubadas a favor de Joe Biden, e procurou pressionar o então vice-presidente Mike Pence a “alterar o resultado das eleições”.
A propaganda de desinformação eleitoral levada a cabo pelo então presidente dos Estados Unidos acabaria por culminar no comício do dia 6 de janeiro, no qual o ex-presidente nacionalista terá incitado a multidão a invadir o Capitólio.
O (novamente) candidato à Casa Branca declarou-se inocente de todas as acusações.