MAIS UMA OPORTUNIDADE SUBLIME PERDIDA DE SE MANTEREM CALADOS

A UNITA-ACJ devia ter vergonha de reagir 72h depois da CIVICOP ter publicado, atravez da TPA, os primeiros resultados das suas pesquisas no Chanje, com um comunicado bastante absurdo e incongruente.


Por: Redação


O melhor seria ficarem calados.

A TPA, como de costume, respeitou as normas e não exibiu as ossadas como diz o comunicado da UNITA-ACJ e provavelmente, uma visita médica a um oftalmologista se impõe, para a correção da visão.

Por outro lado, na CIVICOP não existem cores partidárias mas sim Angolanos integrantes de uma Comissão do Governo que tem um propósito e o mandato de cumprir escrupulosamente a missão dada pelo Titular do Poder Executivo e Presidente da Republica.

Se a UNITA-ACJ diz ter dois representantes seus na CIVICOP, então venham à público para exibir os contributos factuais que já deram até agora, para a causa dá CIVICOP.

Desde a sua criação, a CIVICOP sempre agiu com imparcialidade e isenção e sem qualquer tipo de complexos partidários, porque tem uma Missão Patriótica que habita acima de qualquer Partido.

Estar na CIVICOP alegadamente em nome de um Partido Político e limitar-se a olhar para os erros de outrem e fingir ser um santinho que nada sabe e fez; a melhor escolha seria de não fazer parte desta Comissão.

Por outro lado, a CIVICOP é uma Comissão do Governo que administra o Território Nacional e não precisa, nem deve pedir à um Partido Político, a autorização de ir para um pedaço do Território que administra. Podem ter a certeza de que isso nunca vai acontecer.

Além do mais, a CIVICOP interage com as famílias das vítimas e não com Partidos Políticos. Esse modus operandis, será rigorosamente respeitado, antes, durante e depois, até a realização dos funerais.

A mania de que um determinado Partido Político, e no caso, a UNITA-ACJ claramente, pense que é Governo ou Estado; jamais terá espaço na CIVICOP.

Quem deve mudar de atitude por estar graciosamente errado, não é a CIVICOP mas sim a UNITA-ACJ, cuja maioria dos membros conhece e participou desta violência histórica e assaz assustadora. O mais agravante ainda, é que não demonstram nem arrependimento e nem perspectiva de perdão, a médio prazo.

Aliás, os tais que dizem estar
na CIVICOP em nome da UNITA-ACJ, nunca levaram uma simples informação de uma possível localização (área), onde estão os restos mortais.

Qualquer um deles poderia oficiosamente e no anonimato, dar dados úteis para o trabalho da CIVICOP e agindo assim, estariam a prestar um louvável serviço à Pátria, à Reconciliação Nacional e às Famílias.

Ao invés de perderem tempo com reuniões prolongadas para no final dizerem nada, seria mais útil e humano se se decidirem à pedir Perdão e Desculpas Públicas às famílias, seguindo o exemplo Humilde e Nobre, para além de corajoso, do Presidente da Republica.

A ética, o humanismo, o reconhecimento e a aceitação de feitos nobres pelo adversário político, são traços a considerar de um político humilde e sobretudo perspicaz.

BEM HAJA A CIVICOP

Luanda aos 31 de Agosto de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *