Kamalata Numa: “O que vai derrubar o MPLA é a corrupção e a incompetência”, porque não existem nenhumas “forças” que financiam a oposição
O general na reserva e dirigente do maior partido na oposição (UNITA) angolana, Abílio Kamalata Numa, disse em entrevista ao Primeiro Impacto, que não existem nenhuma “forças” estranhas que estejam a financiar, pessoas, organizações e partidos políticos para derrubar o MPLA, partido que governa desde 1975.
Por: António Cassoma
“O que está a derrubar o MPLA é a sua incompetência e a corrupção”, não há nenhuma forças estranhas”
Na visão do estratéga militar e antigo braço directo do presidente fundador da UNITA, as únicas forças estranhas que irão derrubar o MPLA, nos próximos desafios político eleitoral é a sua “incompetência e a corrupção” protagonizados pelos seus dirigentes.
“O MPLA não precisa ser derrubado por ninguém, nós estamos num estado democrático e de direitos e o povo no momento exato saberá escolher quem deve governar”.
A reação do politico surge apos o Presidente da República, João Lourenço, nas veste de presidente do MPLA, denunciou existência de “forças” que financiam pessoas, organizações e partidos políticos visando derrubar o MPLA do poder, assegurando na ocasião que está “verdadeiramente empenhado” na luta contra a corrupção.
Para Kamalata Numa, essa sempre foi justificação do MPLA, para esquivar das suas responsividade politicas e sociais, recordando que desde o período da independência o MPLA tem sempre atrás de si, forças estranhas para o derrubar.
Numa, frisou que quem está ir buscar financiamento de forças estranhas é o MPLA, com dividas imensas da Rússia, da Cuba, da China e outros países, e isto não faz funcionar o país. Por isso, não há nenhuma forças estranhas que estejam a financiar as pessoas, organizações e partidos políticos, lembrou.
Durante a conversa, o general, sublinhou que em angola não existe nenhuma forças estranhas que querem derrubar este governo, porque para ele, não existem e questiona que forças são essas?!
Neste momento o que estamos a fazer é que cada partido político faz os seus esforços na mobilização das populações para no momento apropriado puder eleger os seus políticos. “O que está a derrubar o MPLA é a sua incompetência e a corrupção”, não há nenhuma forças estranhas”