Inaugurado Centro de Hemodiálise no Huambo

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou neste sábado, 13, na cidade do Huambo, o Centro de Hemodiálise e Serviços de Nefrologia, para atender doentes da província que sofrem de insuficiência renal.


Por: Redação

A unidade sanitária conta com 56 monitores, 19 camas de internamento com todas as condições técnicas e humanas, para prestar serviços aos pacientes agudos e crónicos em diálise convencional, peritoneal e internamento por nefrologia.


A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, explicou que o Centro de Hemodiálise do Huambo tem um modelo concebido para satisfazer a saúde do paciente e da sua família, através de um ambiente acolhedor, seguro e assente numa forte coordenação e integração de cuidados contínuos, com uma avaliação médica, periódica e multidisciplinar aos pacientes.
Para a ministra, a implementação do Centro de Hemodiálise e Serviços de Nefrologia vai acrescentar valor a dignidade humana, pelo facto de representar melhoria na qualidade de vida de doentes com insuficiência renal crónica e aguda.
Sílvia Lutukuta reafirmou o compromisso do governo em levar, até 2027, a hemodiálise para todas as capitais de província, com a criação de centros nos novos hospitais e futuros centros anexos às unidades sanitárias existentes. Com vista ao cumprimento deste plano governativo anunciou para o primeiro semestre deste ano, a abertura de serviços de género nas províncias do Cunene, Cuanza-Sul e Cuanza-Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *