A UNITA PRECISA DE UM PRESIDENTE DE FACTO: Deputado Matondo Fino.
Depois de ACJ ter decidido sozinho, retirar o nosso partido, de um importante mecanismo de verdadeira reconciliação nacional a CIVICOP, a exemplo da Comissão da Verdade na África do Sul, cheguei a uma conclusão inevitável de que a Unita precisa de um Presidente. Precisa de alguém com perfil, maturidade, integridade e grandeza à dimensão da própria UNITA enquanto instrumento de luta deixado por Jonas Savimbi para o acesso e exercício do poder.
A Unita carece de alguém com visão que a guie, com foco no Poder e na reconciliação de facto entre os angolanos. Depois da liderança difícil, mas inteligente, paciente, diplomática e apaziguadora de Samakuva, conclui que a Unita hoje está a ser mal dirigida e não pode continuar nesta andança.
Não pode a Unita ter na liderança em pleno século XXI um maníaco, agressor de mulheres, dependente de drogas e álcool. Não podem os militantes da Unita ouvirem sistemáticamente que as Senhoras Miraldina Jamba e Helena Bonguela foram a correr a residência do ACJ bêbedo para aconselhar o casal.
Não pode a Unita continuar a ter alguém a testa que não tem qualquer remorso em ordenar a morte por envenenamento ou mesmo a tiro, só por não concordar com ele.
Não podem o militantes da Unita continuarem a tolerar que se pondere, os assassinatos de Isaias Samakuva, o Dr Jorge Victorino, Mano Zé Pedro, o Tao ou outros por simples divergências. As provas estão guardadas a sete (7) chaves.
Como aceitar a retirada da Unita da CIVICOP quando somos nós dirigentes da Unita que participamos das mortes dos nossos companheiros e escondemos os corpos dos seus familiares até hoje? Porquê sair da CIVICOP quando são os nossos próprios militantes que escrevem para aqueles a solicitarem a localização e a realização de funerais dignos dos seus familiares que nós próprios matamos e escondemos?
Sempre achei que ACJ está ser burro e mal aconselhado. A Unita teria mais a ganhar se, colaborasse com a CIVICOP, na localização dos sítios onde foram enterrados diversos dirigentes e militantes da Unita. Aí sim ACJ teria uma cartada de Mestre em aproveitamento político.
Ao invés disto ,o nosso Híbrido, toxicodependente e alcoólatra prefere silenciar as fontes com valores para nada dizerem em prejuízo dos próprios militantes que continuam a clamar por funerais dignos de seus parentes.
Na Unita temos de lutar para fazer o certo pelo que, precisamos de um Presidente. Mesmo que crie grupos para inibir as candidaturas para o próximo congresso o nosso demagogo e Mentiroso Compulsivo deve sair. A Unita precisa de Presidente.