MISA garante que Angola não notificou até ao momento qualquer de caso de Varíla de Macaco
O Ministério da Saúde garantiu esta terça-feira, que Angola não registou até ao momento nenhum caso de Varíola do macaco. A informação foi avançada a RNA pela Directora geral do Instituto de Investigação em Saúde, Joana Morais, que desmentiu informações postas a circular nas redes sociais sobre supostos positivos na província de Cabinda.
Por: Redação
Joana Morais disse que face ao surto da doença nas repúblicas do Congo e República Democrática do Congo, Angola reativou o plano nacional de contingência para o controlo da doença e que prevê uma serie de medidas de prevenção e resposta a eventuais casos.
“Em angola nós ainda não temos nenhum caso suspeito identificado e nem notificado da doença Varíola do macaco, disse e sublinha que as imagens postas a circular nas redes sociais supostamente proveniente da província de Cabinda não condiz com a verdade”.
A Varíola do macaco, é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida de animais para os humanos. As suas manifestações clínicas são a febre, dor de cabeça, fadiga. dor muscular e lesões na pele.