Mara Quiosa e Alfredo Pereira chamados a exercer função de “bombeiro” para apagar a chama de má-governação do Cuanza-Sul e no Huambo
O Presidente da República, João Lourenço, esclareceu , esta quarta-feira, na cerimónia de tomada de posse de novos membros do Executivo as recentes movimentações no Governo, tendo na ocasião desejado sucessos aos empossados.
Por: Redação
Eis as declarações na íntegra:
Senhora Vice-Presidente da República;
Senhores Ministros de Estado;
Senhores Ministros;
Senhor Governador da Província de Luanda;
Senhores Secretários do Presidente;
Caros empossados;
Realizamos esta cerimónia de tomada de posse em que, para além de uma Ministra de Estado, de uma ministra e de cinco governadores, tomam posse outras entidades a outros níveis.
Ao nomearmos os empossados hoje, procurámos premiar o mérito. Isso porque algumas das governadoras – não sei se falo no masculino ou no feminino, talvez no feminino; o Pereira Alfredo está ali isolado… – algumas das governadoras nomeadas, até há 48 horas eram administradoras municipais. E, pelo bom trabalho exercido nos municípios, mereceram a nossa confiança e, como tal, pensamos ter chegado o momento de elevá-las à categoria de governadoras provinciais.
Há o caso de quem já era governador e foi movimentado. Estou a referir-me à actual governadora do Cuanza Sul, que vem de Cabinda; ao actual governador do Huambo, que vem do Bié. As pessoas, às vezes, se interrogam : 《mas, então, se estavam a fazer bom trabalho, porque é que saem?》
E eu, meio a brincar, digo que saem para desempenharem a função de bombeiro. Portanto, se fizeram bom trabalho onde estavam, o que esperamos é que venham a fazer igual ou melhor nas províncias para onde foram indicados agora.
É muito bom quando somos exonerados porque precisamos da pessoa exonerada para outras funções: passar de município para província, ou passar de uma província, onde estamos a fazer um bom trabalho, para uma outra onde pretendemos obter outros resultados.
Eu vou ter um breve encontro – porque não é normal numa só cerimónia de posse termos logo cinco governadores…- vou ter um breve encontro, agora, logo a seguir, com eles, o que não tem sido norma, na esperança de que voltaremos a estar juntos dentro de dias na cidade de Ondjiva, na reunião de Governação Local.
Para todos os empossados, os meus votos de bom trabalho e muitos sucessos nas novas funções que passam a desempenhar a partir de hoje.