Autoridades de Cabinda garante que já tem condições criadas para o arranque do Censo-2024

A província de Cabinda tem as condições criadas para o início do Censo Geral da População e Habitação, que arranca no dia 19 deste, no país, garantiu, ontem, o responsável local do Instituto Nacional de Estatística.


Por: Redação

Casimiro Mbado avançou, ao Jornal de Angola, que a situação logística operacional e de quadros humanos, está devidamente acautelada para a realização do processo censitário a nível dA província de Cabinda.

Neste momento, explicou, faltam-nos, apenas, os equipamentos digitais (tablets) a serem utilizados pelos 1.661 recenseadores mobilizados para dar cobertura a toda província. Sobre o assunto, Casimiro Mbado assegurou que os “tablets” chegam à província dias antes do arranque do processo, a fim de serem distribuídos a tempo a todos os agentes recenseadores. Ressaltou que, em relação aos subsídios definidos para os recenseadores, a situação também já está acautelada.

O responsável do INE em Cabinda avançou que, além do pagamento pelos dias de serviço, cada um dos elementos envolvidos no processo recebe mil kwanzas por dia.

“Os recenseadores também terão direito a cesta básica alimentícia diária, que corresponde ao pequeno almoço e almoço”, disse. 

Segundo Casimiro Mbado, os agentes de campo continuam a mobilizar a população, através de palestras, e a promover encontros com as autoridades tradicionais e entidades religiosas em toda a extensão da província, no sentido de passar a mensagem sobre o que vai acontecer a partir do próximo dia 19 de Setembro.

Neste quesito, o responsável informou que não tem havido constrangimentos na medida em que a população local tem estado a colaborar bem com os agentes de campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *