“Por falta de transparência e não repetição das conferencias municipais e provinciais”, Sapalo António diz não concorrer ao “falso” congresso convocado por Benedito Daniel
Recentemente o antigo Presidente da Bancada parlamentar do Partido de Renovação Social PRS e có-fundador do partido, Sapalo António, denunciou em conferencia de imprensa, as inúmeras irregularidades do congresso convocado por Benedito Daniel. O Político acusou igualmente o presidente cessante Benedito Daniel de convocar o V Congresso sem antes corrigir os erros que levaram o Tribunal Constitucional (TC) anular o conclave que havia sido agendado para de Abril deste ano.
Por: Redação
O também economista sublinha que o conclave convocado para o mês de Outubro de 2024, não obedece os pressupostos legais quer dos estatutos do PRS e orientação do TC, mas sim, visa afrontar o antigo presidente.
“O mandato de Benedito Daniel expirou em Maio de 2023, e nos termos da lei 33, Lei dos partidos políticos, diz que o partido que durante 7 anos que não realizar congresso é extinto”, disse o político.
Segundo ele, foi nesta base que o antigo presidente e fundador do PRS, Eduardo Kwangana, deu início de uma campanha de recolha de assinaturas dos membros do comité Nacional, para lhes permitir convocar o conclave.
Para Sapalo António a convocação repentina do congresso visa afrontar o ex-presidente dos Renovadores sociais. O suposto congresso, contem os mesmos vícios e irregularidades que levaram o TC anular o próprio congresso.
“É uma confrontação com outros candidatos do partido, confrontação com os estatutos e bem como com o antigo presidente”.
O economista diz que não vai concorrer no congresso convocado pelo Benedito Daniel, e tranquiliza os militantes e simpatizantes do PRS que a direcção está a criar condições para que se realize um congresso livre e transparente de múltiplas candidaturas.
“Para breve teremos um congresso do PRS, onde iremos realizar conferencias e assembleias municipais e provinciais que vira terminar com a eleição de novos dirigentes do PRS”.