“A direcção da CGSILA não oferece confiança para SINOTENU” diz líder sindical

O Presidente do O Sindicato Nacional de Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário (SINPTENU), Rafael Binito, disse nesta quinta-feira, 15, a sua organização vai abandonar a Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), pelo facto da actual direção não inspirar confiança entre os associados com realce ao SINPTENU.


Por: António Cassoma

“Actual direcção da CGSILA não oferece confiança para aquilo que são os interesses os propósitos do SINPTENU”.

O líder sindical fez estes pronunciamentos, esta quinta-feira, 15, à margem da terceira Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Sindicato Nacional de Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário, que decorre num das unidades hoteleira de Luanda, onde estão a analisar o presente e o futuro do sindicato.

Rafael Bonito, disse que não querem um SINPTENU com características de conveniências, e assegura que este são os passos que a CGSILA tem caminhado, convidando os jornalistas, a compararem as actuações da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola do passado e actualmente.

De acordo com o responsável do SINPTENU, assim como o sindicato que lidera, e as demais filiadas a CGSILA, passaram a estar “monótono” se não mesmo, quase pouco fazem, para ele, isto deve-se a forma como a Central Geral dos Sindicatos, tem gerindo a organização que não permite que as organizações dos sindicatos se soltem.

O sindicalista sublinha que a SGSILA não tem sido coerente nas suas actuações, razão pelo qual, estão cientes da posição do SINPTENU, sobre a sua retirada da Central.

Rafael Bonito, de entre varias razoes que apontam como motivo que levaram a sua organização abandonar a CGSILA, uma delas é, o silencia da Central Geral dos Sindicatos, diante das reivindicacoes convocadas pelos seus filiados.

“Nos últimos tempos, dos vários sindicatos que desenvolveram algumas actividades ligadas a CGSILA, por exemplo, do Sindicatos dos Jornalistas, dos enfermeiros, de caminhos de ferros e outros, sempre que tentaram desenvolver uma acção reivindicativa a CGSILA nunca esteve presente e nunca se pronunciam”, frisou.

o Presidente do SINPTENU, enfatiza que nos últimos tempos a CGSILA não tem correspondido com as espectativas dos movimentos reivindicativo dos sindicatos a nível de Angola. Bonito, sublinha que estas são as razoes que levam o Sindicato Nacional de Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário, continuar na CGSILA.

IIIº Reunião Extraordinária do Conselho Nacional que decorre de 15 a 16 de junho sob o lema: “Unidos nos Propósitos, da Acção e Benefícios, para o MED Responder às Exigências dos Professores, Administrativos, Auxiliares de Limpeza e Seguranças Escolares, sobre a Alteração da Tabela do Salário Base”.

IIIº Reunião Extraordinária do Conselho Nacional que decorre de 15 a 16 de junho sob o lema: “Unidos nos Propósitos, da Acção e Benefícios, para o MED Responder às Exigências dos Professores, Administrativos, Auxiliares de Limpeza e Seguranças Escolares, sobre a Alteração da Tabela do Salário Base”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *