“MPLA não tem legitimidade de aprovar qualquer Lei na Assembleia Nacional porque não venceu as eleições de 2022”, diz Kamalata Numa
O General na reforma, Abílio Kamalata Numa, e antigo Chefe de Estado-Maior Adjunto das FAA, General Abílio Kamalata Numa, disse esta terça-feira, 24 de Setembro, durante entrevista na rádio essencial, que o MPLA não tem legitimidade de aprovar qualquer Lei na Assembleia Nacional porque não venceu as eleições de 2022.
“Nos queremos fazer uma mudança séria, que o MPLA entenda que o momento está apertado, queremos uma mudança séria”.
Por: Albino Azer
Kamalata Numa asseverou ainda, que os sinais dão evidências claras de que o povo angolano despertou e quer ser livre do regime do MPLA.
Questionado sobre se é possível haver uma negociação para uma, eventual, transição pacífica, o General realçou, que o MPLA deva negociar com Adalberto Costa Júnior porque ele tem todas as capacidades de influenciar o povo que o tem como solução dos seus problemas, mas se optar pelo combate à exaustão da sua figura, estará, o MPLA, a perder o seu tempo, disse.
Entretanto, o General na reserva, revelou-se céptico quando as possíveis candidaturas e consequente chegada à presidência dos camaradas do Também General Higino Carneiro e de Fernando Da Piedade “Nadó”.
“estou com algumas pulgas na orelha, se, de facto, na eventualidade de Higino Carneiro e Nandó um deles vier a ser presidente do MPLA não venha pautar pelas mesmas práticas dos seus antecessores.
Tido como um dos poucos generais que afrontou uma orientação do Marshal sem ter necessidade de desertar. Em 2002 foi dos últimos a chegar às cidades.