Governo angolano inicia preparativo para recepção de Joe Biden: Analista sublinha trabalho de “casa” para atrair investidores Norte-americanos
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, confirmou esta quarta-feira, 25, em Nova York, a vinda do presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden à Angola, a visita Oficial prevista para os dias 13 a 15 de Outubro de 2024.
Por: Albino Azer
João Lourenço diz, no entanto, que a partir deste momento começam as preparações para a recepção da tão alta entidade. “tomei conhecimento, estive em reunião e, isso é bom para o nosso país. Vamos, a partir de agora nos preparar convenientemente para a recepção da tão alta figura” avançou.
O Corredor do Lobito, seu pleno desenvolvimento e expansão, será uma das grandes prioridades nas conversações entre as delegações presidenciais de Angola e Estados Unidos da América.
Prevê-se igualmente a abordagem da necessidade do reforço da segurança climática e a transição para energias limpas. A paz e a segurança vão também ocupar os dois Presidentes.
Sobre este assunto, o analista para política internacional Osvaldo Mboco ouvido na manhã desta quarta-feira pela Rádio NXT FM, assegurou, que a visita do presidente norte-americano Biden marca um momento histórico do ponto de vista do simbolismo político.
“É pela primeira vez na história que um presidente Norte-americano, em funções visita Angola e isto é extremamente importante porque passa uma imagem de maior aproximação entre os dois Estados”.
Osvaldo Mboco sublinhou, que existem outros factores que concorreram para a efectivação da vinda de Joe Biden a Angola nomeadamente:
1-Trabalho feito pela diplomacia angolana para materializar o encontro entre os dois Estados ao mais alto nível.
2-Reformas estruturais e estruturantes que angola tem adoptado com destaque para o combate a corrupção.
3-Os interesses americanos voltados para o Corredor do Lobito.
Osvaldo Mboco, defende trabalhos de casa para reter os empresários com interesse em investir em Angola.