Violência contra crianças no país analisada sexta-feira em reunião interministerial

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) promove, sexta-feira, em Luanda, uma reunião interministerial sobre a violência contra as crianças em Angola.



Por: Albino Azer


O evento enquadra-se na iniciativa Pathfinding EVAC 2.0 que é uma aliança global que apoia a aceleração dos esforços para pôr fim a todas as formas de violência contra as crianças até 2030.


No mesmo sentido, estão a ser feitas várias consultas com os países pioneiros e outras partes interessadas para avaliar o balanço dos progressos e os desafios remanescentes para que seja definido, de forma participativa, um roteiro para monitorar as acções destinadas a cessar com esse tipo de castigos corporais e psicológicos.


Os encontros estão ser coordenados pelo representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Violência contra a Criança, refere um comunicado, consultado pelo Primeiro Impacto.


Por cá, o último balanço do Instituto Nacional da Criança, INAC, apresentado pela Porta-voz Rosalina Domingos aponta para 412 casos de denúncias contra violação a menores no período de 14 a 21 de Setembro em todo país.


Entretanto, o Serviço de Investigação Criminal de Luanda, apresentou na última quarta-feira nas instalações do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional 13 cidadãos nacionais, implicados nos Crimes contra a liberdade sexual a menores, precisamente nos Municípios de Luanda, Cacuaco e Kilamba Kiaxi.


De acordo com Emanuel Capita Oficial de Comunicação e Informação do SIC/LUANDA na mesma operação foi igualmente detido um pastor que abusava uma menor de 16 anos de idade de forma frequente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *