AS SIMILITUDES ENTRE MOCAMBIQUE E ANGOLA NÃO EXISTEM. DESENGANEM-SE OS ANALISTAS

Antes das eleições de Moçambique, acompanhamos os desenvolvimentos da política sul-africana. As desagregadas aconteceram no Partido governante onde o antigo presidente do Partido e da República afastou -se ou foi expulso, tendo criado um novo partido com parte dos membros do ANC, um partido que concorreu e conquistou o 3° lugar afastando para longe o partido do seu antigo líder da juventude, Julius Malema. O Partido governante ficou fragilizado de tal forma que, para tornar viável o seu governo, teve de recorrer à formação de um governo coligado com a segunda força no país.


Por: T/Coronel Vatulembua. Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo


Em Moçambique concorreram várias forças políticas às eleições múltiplas, presidenciais, legislativas e de governadores provinciais. Acontece que em Moçambique, a hemorragia de quadros acontece no Partido da oposição, a RENAMO. O antigo jornalista que nas eleições antepassadas concorreu as autárquicas com o apoio da RENAMO desta vez, por causa de desentendimento com a liderança do Partido recorreu a uma força política por si criada para concorrer às eleições. Venâncio Mondlane, segundo se houve, é um quadro íntegro, incorruptível, corajoso, honesto e firme nos princípios e valores em que acredita. Mondlane superou o líder da segunda força em Moçambique, isto é da RENAMO. Mondlane é considerado o candidato da juventude.

O que pretendem insinuar os analistas? Em Angola há também um Mondlane do PIDEMOS como em Moçambique. Atribuem a cidadão atributos de Carismático, resiliente, estratégico, portanto um animal político que sabe traçar estratégias nos momentos conturbados para se sair bem. Quanto a isso, cada analista, é movido de algum interesse e uma amizade por um ou outro líder. Os analistas são por esta razão livres de emitir suas opiniões como as que produzimos aqui.
Primeiro, devemos já desmistificar e não assemelhar Mandlane ao suposto político turco em Angola. Citamos o nome do Dr Abel Chivukuvuku.
Quem é o Dr Abel Chivukuvuku politicamente?

  1. Traiu o seu mentor, o Dr. Savimbi cooperando com o MPLA em toda a estratégia para fragiliza-lo e neutralizar. Por isso foi convidado pelo MPLA para coordenar a CASA-CE, um projecto político que tinha como objetivo esvaziar a UNITA retirando-lhe os quadros. De facto carregou os menos esclarecidos política e ideologicamente. De qualquer modo cumpriu a missão em 2012.
  2. Jogou o jogo sujo, chamar o Dr. Savimbi de carta fora do baralho naquele momento em que as FAA perseguiram o Velho Jonas sem cessar. Sabia ele o que viria acontecer com o Dr. Savimbi.
  3. Tratou a organização que o fez quadro político, a UNITA, por NGUETO TRIBAL.
  4. Foi expulso da coligação por desonestidade. Quis acaparar-se de uma organização alheia. Em seguida tentou, em vão por várias vezes criar uma formação política sua. Foi chumbado pelo Tribunal Constitucional.
  5. O General Manuvakola, nomeado pelo ACJ para criar uma plataforma com suporte dos marimbondos(MPLA de JES) convidou o Dr. Abel Chivukuvuku e Filomeno Vieira Lopes do BD. Com essa formação política mais o grupo do Dr. Abel formaram a FPU. Os quadros da UNITA esclarecidos politicamente discordaram mas quem manda e sob ordens de quem dá o dinheiro, mandou avançar o projecto que de Vitória eleitoral não previa outra coisa senão a descaracterização da UNITA e o seu enfraquecimento. Até integrou um tal de Francisco Viana que não é mais se não uma gorda toupeira. Pois vozes de Viana dizem que este homem foi/é da segurança de estado. No mundo quem foi sempre será.
  6. O Dr. Abel apareceu nos vídeos das câmaras de segurança das casas onde foi receber térmica de dinheiro e ouviram-se mensagens de arrogância quando lhe fosse questionada a relação dele com o ACJ. Levou térmicas de dinheiro das casas dos dirigentes do MPLA.
  7. É portanto um líder corrupto, diferente de Venâncio Mondlane.
  8. Dr. Abel, sem as ofertas do ACJ e as garantias dos que encheram as térmicas com dinheiro já tinha traçado o seu futuro. Viver entre Portugal e EUA, escrever memórias e palestrar. Toda gente ouviu na rádio. Quem lhe vendeu a esperança de sobrevivência política são os marimbondos emplistas e os inimigos internos do Dr. Savimbi na UNITA. São os interesses cruzados, grupo do Higino Carneiro + Manuvakola + inimigos do Dr. Savimbi incluindo ele, que propulsionaram o lugar que detém hoje na sociedade. EM POLITICA SE DIZ: QUEM TRAI HOJE TRAI SEMPRE. Dr. Abel Chivukuvuku persegue a sua própria imagem. É a ambição de ser presidente da República a qualquer custo que o fez abandonar a UNITA.
  9. CONCLUINDO:

a) Dr. Abel não é honesto. É corrupto. É muito ambicioso ao ponto de não respeitar o Dr. Savimbi que o formou. Não trazemos aqui o tratamento dado aos pais biológicos. Só convence os incautos;

b) Dr. Abel é um prostituto político. Não importa, para ele, o tipo de aliança a formar desde que lhe dê sustento como fez com marimbondos do MPLA e com a UNITA enquanto a UNITA definha por falta de dinheiro. Dinheiro que sai da UNITA para os bolsos dele.

d) O Dr. Abel Chivukuvuku não se compara com o único Venâncio Mondlane. Aquele formou-se e construiu o seu futuro como jornalista e nunca vendeu a consciência.

e) O Mondlane que querem em Angola além do passado triste recente na UNITA cheio de intrigas, mentiras contra o Dr. Samakuva e desmentidas pelos seus próprios seguidores não mede aos meios para atingir os objetivos seus. Desta vez tenha sorte depois da casa alheia, a passagem pelo deserto e agora salvo pela UNITA que pretendeu destruir. SEM VERGONHA.

f) Dr. Abel Chivukuvuku é play boy. Só vaidade e arrogância. Viram os áudios durante estes anos por causa da FPU? Coitado do ACJ engoliu rãs.

Ok, é coisa para dizer que se vai concretizar o divórcio dos traidores muito brevemente, a UNITA se reerguerá das cinzas em que a colocaram e retomará o espaço de única alternativa ao regime de Angola. Já no passado diziam que Abel gozava do apoio da juventude filiada na UNITA. Tentou candidatar-se a liderança em 2011. Viram a cabazada? Ficou com 22% dos votos. Ele que não gosta de perder abandonou a UNITA para aderir ao projecto do MPLA. Deste acabou humilhado com um comunicado de expulsão da CASA-CE. Toda semelhança do oceano Índico para cá, é mera ilusão. Desejamos sim que desta vez tenha ganho juízo com essas lições todas e os que o querem seguir não o bajulem. Apenas relatamos os factos para continuarem as análises.

TENHO DITO, MUITO OBRIGADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *