JMPLA nega ter havido fraude na XIV Assembleia de Balanço e Renovação de Mandato

O Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, asseverou esta segunda-feira, 14 de Outubro, que o processo que elegeu Jéssica Romeiro ao cargo de Primeira Secretária Provincial da JMPLA em Luanda foi livre, justo e transparente.


Por: Albino Azer

Crispiniano dos Santos contraria assim , as alegações dos delegados a XIV Assembleia de Balanço e Renovação de Mandato, que afirmaram ter havido fraude e que tinha sido recomendada, a victória da actual Primeira Secretária Provincial de Luanda da JMPLA, Jéssica Romero, por altas figuras do partido dos camaradas.

Crispiniano dos Santos fez essas declarações durante uma conferência de imprensa que visou apresentar os resultados dos processos eleitorais de Primeiros/as Secretários/as províncias.

Por outro lado, Crispiniano dos Santos, fez saber que o IX Congresso Ordinário da JMPLA (previsto para os dias 21, 22 e 23 de Novembro), vai elevar o limite de idade dos actuais 30 para 35 anos de idade para todos os militantes que pretenderem ascender à liderança dos órgãos individuais ou colegiais da organização juvenil do MPLA.

“Pretendemos que os direitos dos militantes estejam alinhados a capacidade eleitoral na Organização, isto é, para ser eleito a um cargo colegial ou individual, ao invés de manter a idade, vamos passar a 35 anos, que é a idade correspondente à militância na JMPLA”, adiantou.

Em relação às Assembleias Provinciais de Balanço e Renovação de Mandatos que decorreu nos dias 11 e 12 do corrente mês, Crispiniano dos Santos, salientou que visou também reflectir sobre o impacto das políticas públicas, na vida dos jovens, analisar e aprovar os relatórios de actividades desenvolvidas pelos comités provinciais no período 2019/2024.

Durante a realização das assembleias, foram eleitos mil e 645 delegados ao congresso, membros dos comités provinciais, 202 candidatos ao Comité Nacional, para o mandato 2024/2029, dos quais 41 foram escolhidos nas estruturas de base, e 17 novos primeiros secretários e um reconduzido.

Importa referir, que dos 18 Primeiros Secretários, cinco (5) são mulheres eleitas nas províncias do Cuanza Norte, Luanda, Moxico, Uíge e Cuando Cubango.

A Organização que aguarda com muita expectativas o IX Congresso que pode acontecer nos dias 21 a 23 garantiu estarem criadas as condições técnicas, material e humanas para o arranque do conclave.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *