ESTA É A DESGRAÇA DA UNITA
Há bem pouco tempo, o mesmo Adalberto Costa Júnior utilizou os mesmos adjectivos para com a FUNDAÇÃO JMS a quando da sua legalização. Tudo que vem dos órgãos de justiça angolana, vem do MPLA e por isso deve ser desconfiado.
Por: T/Coronel Vatulembua, Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo.
PRIMEIRO JUIZO.
Vamo-nos ater à matéria da legalização do PRA-JÁ que é vista no prisma do ACJ como bolo envenenado contra a FPU. Contrariamente à ele, o Chivas esfregou as mãos de contente porque o grupo dele trabalhou bem com a equipa do Tribunal Constitucional e obteve o aval desta vez. O PRA-JÁ saiu do papel para a realidade.
SEGUNDO JUIZO
Muitos analistas dizem que foi a custa de muitos compromissos que aliás, vêm desde o tempo em que Chivas era Presidente do grupo parlamentar da UNITA o que lhe permitiu abrir empresas, do tempo da CASA-CE etc. Chivas é um político negociante.
TERCEIRO JUIZO.
Toda a gente viu e ouviu os áudios e vídeos onde o Dr. Abel Chivukuvuku ou simplesmente Chivas, com a térmica de dinheiro a partir de casa de um marimbondo a quando da preparação das eleições passadas, de 2022.
QUARTO JUIZO
Maninhas e maninhos, terá, terça-feira, 15 de Outubro de 2024, o ACJ despertado do perigo que o Chivas e seu grupo representam para a UNITA? Ou é mais uma daquelas tolices para deixar os seus bajuladores com mais pulgas nas orelhas acerca do PRA-JÁ? Até para agradar o coordenador da FPU de facto, como ele próprio se gabou de que é ele que orienta o Adalberto Costa Júnior… “a partir deste momento, quem manda na UNITA sou eu…”. “o Adalberto Costa Júnior não conheceu a Jamba”. “Ele cumpre as minhas orientações”….disse. Apesar da mão invisível na legalização do PRA-JÁ a FPU está estável, disse o ACJ.
PRIMEIRA CONTRADIÇÃO
O PRA-JÁ parte suspeito porque foi legalizado por motivações políticas mas a FPU integrada pelo PRA-JÁ é estável.
SEGUNDA CONTRADIÇÃO DO ACJ.
Ninguém compreende esta dicotomia. O que é suspeito não pode emprestar ou garantir segurança na FPU. Logo não pode ser estável.
Falando terra a terra sobre a FPU cujo idealizador é o General Manuvakola, é o mesmo que recebeu do MPLA o projecto do CRU, comité renovador da unita durante as negociações para a PAZ em Lusaka entre 1993 e 94 o ano da assinatura do protocolo. Da mesma forma que o CRU representou um protesto contra o Dr. Savimbi, na linguagem do General Eugênio Ngolo Manuvakola à estação emissora Correio da kianda, a FPU é mais um projecto de protesto contra a UNITA. Tem todas características do CRU porque persegue o mesmo objetivo: é a extinção da UNITA e o apagar da história política, militar e diplomática do Dr. Savimbi. Os defensores da FPU têm as mesmas razões com as dos fundadores do CRU. Foi e é assim o Sr. General Manuvakola e é assim o Sr. Brigadeiro Adalberto Costa Júnior presidente da unita-fpu. Perseguem o fim da UNITA. Não é o Chivas a representar perigo para UNITA mas sim a FPU, Sr. Brigadeiro sem continência.
TERCEIRA CONTRADIÇÃO
Senhoras e senhores, o nosso Partido UNITA encontra-se na iminência de desaparecer das mãos desse senhor luso-cabo verdiano, o homem que nasceu no município de Chinjenje, de mãe cabo verdiana e de pai português. Por não ter experimentado o sacrifício das matas isto é da guerrilha, acrescido da desonestidade, deslealdade à Pátria, ele é alérgico a convivência com os defensores da linha política das massas. Ele até chamou os ex-militares de pessoas atrasadas, conservadoras e enfim. Pessoas com quem não quer trabalhar. Faz esforço para acomodar alguns generais mas não os confia.
QUARTA CONTRADIÇÃO.
Senhoras e senhores, o nosso Partido implora aos que acreditam na luz da Escola do Velho Jonas Malheiro Savimbi, da coragem de Ndunduma, de Mutu Yakevela, de Mandume, de Muatyiava e de todos nossos ancestrais para andarmos de bordo ou atirarmos para fora da direção todos esses que do Partido só vêm o garimpo financeiro.
Companheiras e companheiros, é hora de olharmos para cada um de nós como aquele tijolo imprescindível na edificação da obra que temos. Então não neguem os outros tijolos sob pena de a casa ficar torta como de facto está.
É hora de combatermos as divisões. Os incompetentes têm medo de perder os lugares nos órgãos de direção do Partido.
Para o bem do Partido venha o Dr. Zé Pedro Kachiungo emprestar o seu saber e experiência como sempre bem fez nos órgãos de direcção do Partido. Viram a história da bola na sala da CNE e mais acções? Muitos conchincham de que o Partido está mal. O que está mal é esta direcção.
Que regressem ao convívio político no Partido de todos quadros injusta e ilegalmente afastados dos órgãos de direcção do Partido: o Filipe Mendonça, a Dra. Manuela dos Prazeres Kazoto, Dra. Elisbey Chinjola Setapi, o Zé Eduardo, o Dr. Ilídio Chissanga, o Amaro Caimana Bokelo, o Altino Kapango, Sr. Sócrates Muatyiava; Dr. Demétrio Kokelu Tulumba, Dra. Filomena Junqueira Domingos, a nossa Rainha Ginga.
Que se deixe de isolar os quadros que pensam diferente às correntes do ACJ. Todos eles são na verdade os verdadeiros defensores da CAUSA, como é o caso de alguns ex deputados, de outros quadros, como o Senhor Neves ex Secretário municipal de Cacuaco e outros tantos espalhados por Luanda e país inteiro.
Pergunto-vos a vocês os verdadeiros militantes e defensores da CAUSA do nosso Partido, cada um com honestidade intelectual e política responda: estes que citei não fazem diferença no Partido? Propositadamente não levanto aqui comparação com quadros em funções no Partido mas os homens em causa são conhecidos.
Ninguém está contra o rejuvenescimento do Partido muito menos contra a multiplicação de valores. Haja respeito com a antiguidade para se chegar aos lugares de direção.
Queimar etapas só porque se quer o fulano para o lugar X, não só prejudica o Partido como o indivíduo nomeado. Quando o balanço for feito e se chegar a conclusão de que o fulano é incapaz, esse quadro(?)se frustra e se torna presa fácil dos pescadores do PRA-JÁ.
É HORA DE PORMOS FIM ESTA DESGRAÇA E A DESORIENTAÇÃO NO PARTIDO. AINDA TEMOS LIDER PARA CORRIGIR ESTA CURVA DESNECESSÁRIA DESDE QUE OS MAIS VELHOS DA PRIMEIRA GUERRA NOS DEIAM OUVIDOS.
MAIS VELHO SAMAKUVA, OUÇA O CLAMOR DOS MILITANTES E DA SOCIEDADE EM GERAL. SALVE O PARTIDO DESTA DESGRAÇA E DA DESORIENTAÇÃO POLÍTICA.
É HORA DE TODOS NEGARMOS A IDEIA DE FORMAÇÃO DE COLIGAÇÃO. A UNITA NÃO PRECISA.
SÓ O BLOCO DEMOCRÁTICO, O PRA-JÁ, A DITA SOCIEDADE CIVIL QUE NÃO PASSA DE FRANCISCO VIANA, E AÍ VEM O NFUKA FUAKAKA QUERENDO JUNTAR-SE AO PADRINHO DE CASAMENTO O ACJ, A BUSCA DE UM ASSENTO NO PARLAMENTO. SÃO ELES QUE QUEREM SUGAR A UNITA.
NÓS NÃO SOMOS GALINHAS CEGAS MEUS IRMÃOS.
ADALBERTO COSTA JUNIOR MATOU A ESPERANÇA DOS ANGOLANOS.