Detidos 107 cidadãos por crimes de natureza económico
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve no período de 11 a 20 de Dezembro, 107 cidadãos, sendo 94 nacionais e 13 estrangeiros, por prática de mais de 106 crimes de Natureza Económica.
Por: Albino Azer
De acordo com o Porta-voz do SIC-Geral, Superintendente Manuel Halaiwa, a detenção enquadra-se no âmbito das acções de prevenção e combate aos crimes contra Economia
“Os crimes ocorrem nas províncias de Luanda com 43, Huambo com 21, Bengo com 11, Benguela e Lunda Norte com 6 cada, Malanje e Bié com 3 cada, sendo 2 e 1 crime, respectivamente, nas restantes províncias”, disse.
Relativamente a especulação de preços na venda do gás Butano, o SIC registou em Luanda 7 detenções, em sete estabelecimentos comerciais, que estavam a vender ao preço de 2 mil kwanzas, a garrafa de 12 kgs, nos bairros do Zango 0, Robaldina, no município de Viana, bem como nos municípios do Kilamba Kiaxi, no bairro Rocha Pinto, Distrito Urbano da Maianga, município de Luanda e no bairro Maye Maye, distrito Urbano do Sequele, município de Cacuaco, em três estabelecimentos comerciais.
Manuel Halaiwa disse ainda que o SIC registou, igualmente, especulação no exercício da actividade de táxi, consubstanciado no encurtamento de rotas e cobrança de preços acima do estipulado.
“Registou-se em Luanda 7 casos , com 13 detidos, nas rotas do zango 4/mercado do k30, Cacuaco/São Paulo, Kilamba/ Estádio 11 de Novembbro, Shoprite do Palanca/ Mercado do k30, Shoprite/ Rodunda da Gamek, cobrando valores de 400, 300 e 200 kwanzas à corrida. Os cidadãos detidos entre codutores e cobradores foram presentes ao tribunal da Comarca de Viana, julgados e condenados, a penas de 10 dias de multa, a razão de 75 URP, equivalente a 66.000 Akz, ao pagamento de taxa de justiça e outros emolumentos”, avançou Manuel Halaiwa.
O SIC fez saber ainda, que no mesmo período mais de 10 cidadãos foram burlados por via das redes sociais, quando pretendiam comprar bens através da Internet.
“temos a destacar a compra de telemóveis da marca iPhone, com preços muito abaixo do valor real do bem. Contudo, o SIC apela aos cidadãos maior atenção às compras online, bem como a denúncia sobre a especulação de preços entre outros crimes contra a economia, o mercado e o consumidor”, alertou.