Conselho Constitucional de Moçambique declara Daniel Chapo vencedor das eleições de Outubro com 65,17% dos votos

Daniel Chapo, apoiado pela Frelimo, venceu com 65,17% dos votos. Seguiu-se Venâncio Mondlane, do Podemos, com 24,19%, Ossufo Momade, da Renamo, com 6,62%, e Lutero Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, com 4,02%.


Por: Redação

O Conselho Constitucional de Moçambique confirmou, esta segunda-feira, a vitória de Daniel Chapo, apoiado pela Frelimo, nas eleições gerais de 9 de outubro. A confirmação surge após mais de dois meses e meio de contestação no país e de protestos que vitimaram 130 pessoas.

O anunciou é da presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, ao fim de uma hora e meia de leitura do acórdão de proclamação, em que reconheceu irregularidades no processo eleitoral, mas que “não influenciaram” o resultado final.

Segundo a agência de notícias Reuters, Daniel Chapo venceu com 65,17% dos votos. Seguiu-se Venâncio Mondlane, do Podemos, com 24,19%, Ossufo Momade, da Renamo, com 6,62%, e Lutero Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, com 4,02%.

Recorde-se que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou em 24 de outubro a vitória da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), nas três eleições, incluindo do seu candidato presidencial Daniel Chapo (70,67%), resultados que necessitam de validação e proclamação pelo CC, que não é passível de recurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *