Reforçada cooperação entre INE Angola e Cabo Verde no domicílio do mapeamento da diáspora Caboverdiana

Com objetivo de apresentar o projecto de Mapeamento da Diáspora Cabo-Verdiana no Mundo, a Direção do Instituto Nacional de Estatística de Angola (INE-AO), liderada pelo Director-Geral Joel Futi, recebeu nesta segunda-feira, 30 de Junho de 2025, em Luanda, o Presidente do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE-CV), João de Pina Cardoso, acompanhado da sua delegação.
Por: redação PI
De acordo com informações saídas da reunião, o projeto visa recolher dados sobre o perfil sociodemográfico e económico das comunidades cabo-verdianas em diversos países, com especial atenção para a população residente em Angola.
Durante a reunião, o INE-CV detalhou que pretende traçar uma imagem abrangente das comunidades cabo-verdianas até à quarta geração, identificando deste modo, onde vivem, em que condições e em que medida participam na vida económica e social dos países de acolhimento.
Foram ainda avaliadas as fontes de informações que poderão complementar o processo, incluindo administrativos e os resultados do recente Recenseamento Geral da População e Habitação realizado por Angola em 2024.
A reunião também abordou formas de colaboração técnica entre os dois institutos, com destaque para a recolha de informações através de metodologias híbridas – presenciais e virtuais – com recurso às tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelo INE de Angola.
O Mapeamento da Diáspora Cabo-Verdiana integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II 2022–2026), e tem como finalidade promover uma maior integração das comunidades emigradas no processo de desenvolvimento nacional de Cabo Verde.
A realização do encontro em Luanda reforçou o compromisso de cooperação entre os dois países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promovendo a melhoria das estatísticas oficiais e contribuindo para o avanço do desenvolvimento sustentável.