Detidos cinco funcionários da Administração do Cunhinga causam prejuízo de 45 milhões de kwanzas aos cofres do Estado por inserção fraudulenta de nomes nas folhas de salário

cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público, o Serviço de Investigação Criminal – SIC, na província do Bié, deteve, nesta quinta-feira, 3 de julho, cinco cidadãos, com idades compreendidas entre 30 e 41 anos, implicados nos crimes de associação criminosa, peculato e abuso de poder.


Os detidos exerciam funções nas áreas de Recursos Humanos, Secretaria, Secção do Gabinete da Administradora, Trabalho e Segurança Social na Administração Municipal do Cunhinga.

Desde o ano de 2022, actuavam de forma concertada, inserindo nomes de indivíduos alheios à função pública nas folhas de salário, aos quais eram atribuídas categorias de chefia fictícias.

Segundo o SIC, após o processamento dos valores, os implicados apoderavam-se dos cartões bancários dos referidos “beneficiários” e levantavam os montantes creditados, utilizando-os em benefício pessoal.

A prática causou um prejuízo superior a 45 milhões de kwanzas aos cofres do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *