Mulenvos: Centro de saúde abandonado há mais de dez anos aguarda aval do GPL para requalificação

Localizado no KM-9, Município dos Mulenvos, o Centro de saúde Ndolela está abandonado há mais de 10 anos, e, neste sábado, 05 de Julho de 2025, esteve entre as infraestruturas visitadas pelo Grupo Parlamentar do MPLA.
Por: Albino Azer
A visita do Grupo Parlamentar do MPLA no referido centro de saúde, insere-se no âmbito da constatação das obras em curso, que os deputados à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar do partido efectuaram neste fim-de-semana, nos 16 municípios de Luanda.

A comitiva que trabalhou neste sábado nos Mulenvos, foi chefiada pela Deputada Carolina Fortes. A também membro do Comité Central do MPLA referiu que existe a perspectiva de que muito em breve as obras de requalificação dessa unidade sanitária vão arrancar.
“Tivemos ontem um encontro com o governador Luís Nunes e, podemos sentir que está empenhado em trabalhar para concluir estas obras que estão paralisadas um pouco por toda Luanda”, referiu.
Carolina Fortes assegurou que o governo de Luanda está estudar a possibilidade de o equipamento ser transformado num “hospital Municipal” para, no entanto, desafogar o hospital do Kapalanga.
“É um centro grande com condições de ser um hospital Municipal e nós pensamos que vai ser. Por tudo que estamos a ver neste município, saímos bastante sensibilizados para esta advocacia que se impõe para ver se no próximo OGE Luanda tenha realmente algum incremento para que, de facto, estas obras possam concluídas e outras sejam iniciadas porque no fim do dia o mais importante e resolver o problema do povo e, é com a conclusão destas obras sociais que vamos resolver os problemas do povo”, disse a deputada Carolina Fortes.
Entretanto, o empreiteiro disse que a base da paralização da infraestrutura tem que ver com as finanças. Helena Marques, Directora de comunicação da empresa responsável pela construção do Centro Ndolela garantiu que as negociações com o GPL estão num bom caminho.
“A base da paralização está, praticamente, só devido a motivos financeiros, entretanto, o arranque das obras de requalificação estão a depender do aval do Governo Provincial. Neste momento, decorrem as conversações para o início das obras”, disse.
A visita dos deputados do MPLA no município dos Mulenvos visou, igualmente, mostrar solidariedade com o governo da província de Luanda e ajudar a divulgar o programa de intervenção nos Município de Luanda (PIL) que o Governo Provincial de Luanda (GPL), está desenvolver, voltado aos sectores da saúde, educação, saneamento básico e outros.
Foi ainda visitada a obra da escola T-20 que está ser erguida no Bairro Boa Fé cuja primeira pedra foi lançada recentemente, bem como o Mercado Chimbadango.
Algumas vendedoras ouvidas pelo Primeiro Impacto apontaram várias dificuldades sociais, como falta de água potável, energia elétrica e pediram, sobretudo, à administração do mercado para que melhore as casas de banhos “estamos há 28 anos aqui até hoje não temos água. Uma banheira estamos a comprar a 200 kwanzas – as casas de banho do mercado precisam serem melhoradas, aqui fazemos necessidade nos sacos”, clamaram.
A visita contou também com a presença do Administrador Municipal dos Mulenvos Euclides Joaquim Faria da Costa.