Criança de 8 anos abusada sexualmente pelo próprio pai em Luanda

Uma criança do sexo feminino de apenas 8 anos foi, recentemente, abusada sexualmente pelo próprio pai de 39 anos de idade. O caso ocorreu no Município de Talatona, Província de Luanda.
Por: Albino Azer
A denuncia foi tornada pública esta segunda-feira, 04 de agosto, pela Porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC), Rosalina Domingos, quando procedia ao balanço referente ao período de 27 de Julho a 2 de Agosto.
“De acordo com a denúncia, o abuso foi praticado pelo próprio pai. Um indivíduo de 38 anos de idade, um caso que igualmente está a ser acompanhado pelas instituições competentes. No município do Hoji-ya-Henda, uma denúncia de abuso sexual, cuja a vítima tem 16 anos de idade. De acordo com a denúncia, o abuso foi praticado por um vizinho de 34 anos de idade. Um caso que está a ser acompanhado pelas instituições competentes.
Rosalina Domingos esclareceu que o INAC, através da linha de denúncias 15015 S.O.S Criança, recepcionou um total de 398 denúncias de violência contra crianças em todo o país. Os destaques vão para as províncias de Benguela, Cabinda, Cunene, Kwanza Sul e Luanda. Dos casos recepcionados, explicou a Porta-voz, 102 denúncias são de fuga a paternidade e disputa de guarda, 95 de trabalho infantil, 56 casos de violência física e psicológica, 30 de prestação de alimentos e 7 de abusos sexuais.
Um outro caso que também abalou a sociedade, foi o de uma cidadã que arremessou a sua filha de três anos contra uma parede. Segundo Rosalina Domingos, o caso ocorreu no município dos Mulevos, em Luanda. “Destacamos a denúncia de violência física, contra uma criança de 3 anos de idade, brutalmente espancada pela própria mãe. De acordo com a denúncia, a mesma jogou a filha contra a parede e esta desmaiou. O caso está a ser acompanhado pelas instituições competentes”.
Já na província de Cabinda, o INAC registou no período em referência 16 denúncias de violência contra menores. De acordo com a responsável, o caso mais chocante na província mais a norte do país é de uma menor de 8 anos que perdeu os membros superiores por queimadura, acção praticada pela própria mãe, por alegadamente ter furtado valores monetários, avaliados em 50 Kz.
De Cabinda para a província do Cunene, onde o Instituto Nacional da Criança diz ter recepcionado 5 denúncias, com destaque para um de abuso sexual, ocorrido no município do Kwanyama, em que é vítima, uma criança de 11 anos de idade do sexo feminino foi abusada sexualmente pelo padrasto de 39 anos de idade, funcionário público. “Aproveitou-se da ausência da esposa, mãe da vítima, para consumar o acto”, denunciou a Porta-voz do INAC, Rosalina Domingos.