BODIVA com lucros a crescerem 17% para 965 milhões de kwanzas em junho

A sociedade gestora de mercados regulamentados alcançou um lucro de 176 milhões de kwanzas (cerca de 166 milhões de euros) no segundo trimestre, correspondendo a um crescimento homólogo de 283%.
Por: Redação
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) apresentou um resultado líquido de 965 milhões de kwanzas (cerca de 924 milhões de euros) até junho, que traduz um aumento de 17% face ao período homólogo.
Olhando para o segundo trimestre, a sociedade gestora de mercados regulamentados alcançou um lucro de 176 milhões de kwanzas (cerca de 166 milhões de euros), correspondendo a um crescimento homólogo de 283%, de acordo com as mais recentes demonstrações financeiras.
O relatório da BODIVA, datado de 31 de julho, dá destaque à “melhoria em grande parte dos indicadores financeiros chave em comparativamente com o período homólogo”, justificando os resultados trimestrais, que ainda estão sujeitos a auditoria, com o “aumento nas receitas em cerca de 38%”.
As demonstrações financeiras do segundo trimestre indicam, também, um volume de negócios de 1.190 milhões de kwanzas (+51,4% em termos homólogos).
Quanto aos custos operacionais, as despesas relacionadas com os trabalhadores aumentaram para 727 milhões de kwanzas (+17,1%), com outros custos operacionais a ascenderem a 359 milhões de kwanzas (+35,1%).
“O aumento nos custos com pessoal deveu-se essencialmente ao ajuste de 15% nas remunerações dos Órgãos Sociais aprovado em sede de Assembleia Geral de Acionistas realizada no dia 31 de Março de 2025, e pelo aumento nos custos com prémio de desempenho para o pessoal, perfazendo um total em remunerações, no trimestre, de 271 milhões de kwanzas para os Órgãos Sociais e 314 milhões de kwanzas para o pessoal”, é justificado no relatório.
O custo mensal com os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral ronda os 72 milhões de kwanzas.
Nos mercados geridos pela BODIVA, o montante negociado subiu, entre abril e junho, de 0,91 biliões de kwanzas para 1,06 biliões de kwanzas (+16,61% em termos homólogos). No mesmo período, foram realizados, 6815 negócios, mais 250% do que os registados nos meses homólogos, totalizando 1.074 mil milhões de kwanzas; o montante médio mensal negociado foi de
cerca 352,97 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o mesmo relatório, o ativo líquido da BODIVA totalizou 10 mil milhões de kwanzas até junho, com o capital próprio a ascender a oito mil milhões de kwanzas.
Os resultados finais do semestre serão publicados até ao dia 31 de agosto após concluída a auditoria às contas.