Bela Malaquias é expulsa do PHA e acusada de desviar mais de 96 milhões e apropriar-se de bens do partido

A decisão foi tomada no último final de semana, em Luanda, pela Comissão Política Nacional do partido Humanista de Angola (PHA), que oficializou a destituição da Florbela Malaquias do cargo de presidente do partido e indicou de forma interina Ivo Ginguma.


Por: António Alberto

Os membros do Conselho Político, sustentam que a destituição da presidente, é por causa das violações constantes dos estatutos e de gestão danosa, que resultou no desvio de mais de 96 milhões de kwanzas e meios daquela formação política.

Em consequencia desta crise interna, foi indicado, Ivo Ginguma, para dirigir o PHA até a convocação da I Convenção do partido agendada para os próximos dias.

No relatório disciplinar analisado pelo órgão, Florbela é acusada de transferir mais de 96 milhões Kz de fundos partidários para contas particulares, 4 milhões Kz em benefício próprio, pagamento de quotas pessoais com dinheiro do partido, alienação de uma viatura Toyota Hilux a favor do filho, além da não apresentação de contas dos dois anos nomeadamente 2023 e 2024.

No comunicado Ivo Ginguma, presidente em exercício, sublinhou que o “conflito já não é intrapartidário, mas entre a cidadã Florbela Malaquias e a Lei”, anunciando que o caso será remetido à Assembleia Nacional, ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público a partir desta segunda-feira.

No comunicado divulgado horas depois, Bela Malaquias considera a destituição falsa e ilegal, sem qualquer efeito político ou jurídico para a sua continuidade.

“Apenas a Convenção Nacional, órgão supremo do partido, tem competência para deliberar sobre a sua substituição. Assim sendo, qualquer decisão tomada fora desse fórum constitui usurpação de funções e atentado à legalidade democrática interna”, lê-se na nota.

A líder assegura igualmente que permanece no pleno exercício das suas funções, com a legitimidade conferida pela Assembleia Constituinte e reconhecida pelas instituições do Estado, afirmando ainda que a direção legítima prepara a realização da I Convenção Nacional do PHA, agendada para 30 de Agosto de 2025, sendo que, a Comissão Provisória Preparatória está em funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *