KUANZA-SUL: Jovem assume identidade do irmão morto e trabalha mais de um ano como técnico de saúde

As autoridades policiais no Kuanza-Sul detiveram, recentemente, um jovem de 24 anos de idade depois de se passar por funcionário do Ministério da Saúde (MINSA) durante mais de um ano, infiltrando-se no Hospital Geral do Kwanza-Sul, Raúz Diaz Arguelles, como técnico médio de diagnóstico e terapeuta, sem possuir qualquer formação na área.
Por: redação PI
A imprensa, o chefe do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Kwanza-Sul, subinspetor Tomás Filipe António, fez saber que “o acusado responderá pelos crimes de exercício ilegal de profissão com recurso a documentação alheia e falsa atribuição de identidade”.
Segundo o Novo Jornal que avança a informação, o caso remonta desde março de 2024, quando o irmão mais velho do acusado, então apurado no concurso público do MINSA de 2022, faleceu por motivos de saúde. Em maio do mesmo ano, o Ministério selecionou o falecido para integrar a equipa do hospital provincial. Ao tomar conhecimento, o irmão mais novo decidiu assumir a identidade do falecido.
“Clandestinamente, formalizou toda a documentação em nome do irmão e passou a exercer funções no hospital, sem qualquer experiência ou qualificação profissional”.
Após a detecção de irregularidades no seu processo, isso na semana passada, iniciou-se uma investigação que culminou na sua detenção, no último fim de semana, no bairro Chingo, município do Sumbe.
A operação foi conduzida pelo Comando Provincial do Kwanza-Sul da Polícia Nacional, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC).