A HORA DA VERDADE

Quatro anos de mandato de ACJ com a regressão de tudo que foi a UNITA deixada pelo Dr. Samakuva em Dezembro de 2019, em termos de imagem, doutrina, organização e funcionamento.
Por: T/Coronel Vatulembua. Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo. 10/10/2024.
A UNITA deixou de brilhar, deixou de exaltar tudo que lhe era peculiar na arena política angolana. Tentaram trocar o galo negro pelo branco, coisa que até o adversário principal chegou de zombar. Tentaram mudar as cores dos panos da LIMA contra o orgulho que as mulheres filiadas na UNITA tinham nos panos e lenços com que sempre se exibiram, animaram os programas políticos e não só.
As palavras de ordem e gestos com que as pronunciam perderam sentido e sabor pois o punho que os indicava foi contrário ao natural.
Mudaram tudo que era a essência da UNITA, pegar em traidores e adversários dando-lhes primazia nos lugares de decisão e financiamento.
A FPU acabou com as poucas capacidades financeiras do Partido. O Dr. Abel Chivukuvuku é hoje homem ganhador na UNITA que traiu há 12 anos. Francisco Viana de toupeira virou cordeiro, etc. Irina Diniz de membro do comitê de especialidade de empresários do MPLA para deputada mais bonita da UNITA, para a desgraça das mamãs da LIMA e raparigas da UNITA. Enfim, podíamos passar horas a detalhar as transformações degradantes que ACJ e companhia introduziram no nosso Partido traindo o Dr. Savimbi e a UNITA.
O Partido que teve a bandeira da luta contra a corrupção perdeu expressão porque a própria direcção é que está premiada ao defender a corrupção e indo mais directo à questão, defender os ladrões do erário público, a ala do JES, a russo-angolana-são tomense-congolesa. A irmã Isabel dos Santos e irmãos. Claro que essa aliança natural de filhos de estrangeiros não é de estranhar. ACJ é luso-cabo verdiano de origem que se tornou português ao serviço de Angola.
A UNITA se tornou litorânea, um partido mais presente nas cidades da costa marítima porque, tal como fez o colono e o MPLA desenvolver o litoral deixando o interior que consideram terras dos gentios. ACJ privilegia Benguela e Lubango e para enganar as vistas dos genuínos, espalha-se um pouco pelos municípios dessas províncias. Tudo isso na tentativa de mudar a base social de apoio da UNITA que é pobre, que parte das zonas suburbanas às rurais.
Caros companheiros, o PRA-JÁ com o apoio da UNITA está legalizado. Tornou-se partido igual a UNITA. Daqui para diante o ingrato e traidor nato Dr. Abel Chivukuvuku vai impor outras regras à UNITA por culpa do ACJ, general Gato, general Manuvakola, Kachiungos e bailundos. É chegado o momento de os militantes reflectirem, tomarem decisão e passarem a ação.
- Unirmo-nos em torno do Pensamento Mestre do Dr Savimbi para juntos resgatarmos o partido. Dito de outro modo, a União que a UNITA sempre defendeu não deverá excluir ninguém nos órgãos do Partido. De contrário seremos iguais a UNITA do ACJ que dividiu o partido em savimbistas, samakuvistas de um lado e os acjotistas do outro. Os 16 anos de mandatos do MV Samakuva sirvam de exemplo. Até os traidores continuam no Partido.
- Unamo-nos em torno do Dr. Samakuva para reerguermos a nossa UNITA. Muitos jovens de fraca visão querem medir as capacidades físicas com a experiência. Haukalingi vali o soma ya kuenje(Não sejam mais aquele soba dos jovens) história que muitos conhecem. A UNITA precisa de sábio para voltar a ser aquela força política de quem este povo espera para alternância do poder. A sociedade inteligente reconhece esse poder de ideias no MV Samakuva.
- Já perdemos 4 anos a deglafiarmo-nos dentro da UNITA. Não permitamos mais que esse movimento iniciado com o V° Congresso da LIMA enfraqueça.
- A unidade da UNITA pressupõe o respeito por todos os militantes e não apenas os nascidos no Bailundo ou Kachiungo.
A UNIDADE NACIONAL
É O NOSSO OBJETIVO ESTRATÉGICO.