Acidentes de viação provocam 3 mortes no Huambo, cidade regista 2.3 crimes por cada 100 mil habitantes

Pelo menos 3 pessoas morreram e 25 outras ficaram feridas, em consequência de 18 acidentes de viação com danos materiais avultados segundo o balanço semanal da acção dos órgãos da Delegação Provincial do Ministério do Interior, no Huambo.
Por: Albino Azer
De acordo o balanço semanal da Acção dos Órgãos da Delegação Provincial do Ministério do Interior, no Huambo o Superintendente -Chefe, Martinho Kavita Satito os acidentes tiveram lugar no município Sede do Huambo, Chicala Tcholohanga, Cuima, Alto Hama e Bailundo.
Segundo Martinho Kavita a província registou, no cômputo geral, 63 ocorrências das quais 34 esclarecidas com igual número de detidos, correspondente a uma operativodade na ordem dos 54% tendo havido 9 crimes dia, o que pressupõe média diária durante a semana e 2.3 crimes por cada 100 mil habitantes. “Tendo se destacados 14 ofensas de integridade física, 10 roubos, 8 furtos qualificado, 5 roubos qualificados e 5 furtos”, explicou.
O Superintendente-Chefe fez saber ainda que em relação aos serviços penitenciário há, no Huambo, um controlo de 1557 reclusos e foram levados a julgamento durante a semana e condenados 17 pessoas enquanto que 15 aguardam por sentença. Foram ainda durante o período o período em referência, por fim de mandato, libertos cerca de 27 cidadãos que cumpriram com a sua sentença.
“neste momento o estabelecimento prisional do cambiote tem uma sobrelotação de 90%”, confessou.
Martinho Kavita Satito destacou os municípios da Galanga, Chilata, Sambo, Mungo, Londuimbali e Longonjo que não registaram quaisquer ocorrência criminal.