Activistas convocam vigília para exigir libertação de presos políticos em Angola

Um grupo de pessoas de diferentes faixas etárias que se diz estar em pleno exercício dos seus direitos e garantias constitucionais, convocou uma vigília pacífica e ordeira subordinada ao lema “ Vozes Livres, Presos Políticos Livres”, com finalidade de exigir a libertação de todos os presos políticos em Angola.


Por: redação PI

De acordo com uma nota chegada à nossa redação, a referida vigília poderá ter lugar na próxima sexta-feira, 17 de outubro de 2025, no Jardim de São Domingos, junto à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

As autoridades angolanas mantêm em diferentes cadeias do país, mais de 10 cidadãos acusados de crimes diversos: rebelião, terrorismo, instigação pública ao crime, associação criminosa entre outros, quando estes apenas exerciam seus direitos constitucionais.

“Não deixe que as vozes destes filhos de Angola sejam silenciadas. Injustiça contra um, é uma ameaça clara contra todos. Hoje são eles, amanhã podemos ser nós”, Lê-se na nota.

Segundo as organizações, as manifestações de julho, incluindo a greve dos taxistas, resultaram em pelo menos 12 novas detenções. Entre os detidos encontram-se Osvaldo Kaholo, Serrote José de Oliveira (conhecido como “General Nilas”), André Miranda, Buka Tanda e Kiluanje Lourenço, além de líderes de associações e cooperativas de táxi.

Os activistas encontram-se dispersos em várias unidades prisionais, incluindo a Comarca de Viana, a prisão de alta segurança de Kalomboloca e o estabelecimento prisional da Damba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *