Angola encerra mandato na presidência da União Africana, João Lourenço em Adis Abeba para a 39ª Cimeira
O Presidente da República, João Lourenço, partiu na manhã desta quinta-feira para Adis Abeba, Etiópia, onde participará na 39.ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA). O evento, que decorre este sábado e domingo, marca o encerramento do mandato anual de Angola na presidência rotativa da organização.
Por: redação PI
O ponto alto da cimeira será a formalização da passagem de pastas. Após um ano de liderança focado na pacificação de conflitos regionais e na integração económica, João Lourenço transfere a presidência da União Africana para a República do Burundi.
“Angola conclui um ciclo de diplomacia ativa no continente, reafirmando o seu papel como mediador estratégico em questões de paz e segurança”, lê-se numa nota da presidência a que tivemos acesso.
No momento da partida, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de membros do Executivo angolano.
A cimeira deste ano ocorre num momento crucial para o continente, com debates centrados na segurança hídrica, saneamento e na aceleração da Zona de Comércio Livre Continental Africana.
