Todos os eventos do Partido deixam sempre uma lição para os militantes e para a população em geral. Por isso é que surgem interpretações sobre o que será o amanhã deste ou daquele dirigente. Começando pela história do uso dos carros protocolares para o serviço de táxi, as conferências de imprensa que só têm olhos para fora deixando tudo o que é podre de dentro florir ao Congresso terminado ontem, tudo deixa perguntas para antever os próximos dias e anos. Vamos directo ao V Congresso da LIMA. Primeiro, tudo pareceu e é mais claro assim, que as candidaturas foram segundo as alas na direção da UNITA do ACJ.


Por: Filipe Mendonça

-Uma candidata da Maianga que teve os apoios, pelo menos morais do ACJ a Dra Alice Sapalalo irmã da Dra. Anabela Sapalalo ex-Secretária Nacional para Mobilização, aquela que iniciou a campanha contra os savimbistas e samakuvistas na UNITA. De certeza isto e outras coisas prejudicaram a candidata.

-Outra candidatura suportada pelo Secretário geral o Dr. Álvaro Chikuamanga em representação do grupo do General Gato, grupo do Bailundo e Bela Vista, a Dra. Etna Capapelo. Muitos elementos ditaram a sua negação para o cargo de Presidente da LIMA.

-A última candidatura sem o apoio material do topo e suportada pelo apoio moral e político das bases, a Dra. Cesaltina Culanda.

Excluído o ambiente de campanha que geralmente cria adversidades, excetuando as acusações ou ataques à integridade física da Dra. Cesaltina, os militantes de base, neste caso as mamãs da LIMA fizeram julgamento e ditaram a sentença na segunda volta. As bases têm sempre razão apesar das manipulações que, ao contrário do IV Congresso da LIMA em que saiu prejudicada pelo interesse de afastar os defensores do projecto Muangay, desta vez e graças a vigilância das mamãs, a justiça foi feita nas urnas. A Dra Culanda é a partir de ontem dia 06 de Outubro a Presidente Nacional da LIMA.

São sinais claros de que os militantes conhecem a linha política do Partido, conhecem os líderes, sabem o interesse do Partido. Estará assim o partido a voltar para a sua matriz de que foi desviado em 2019.

Sem querer e para aqueles que ainda pensam que o RESGATE é uma organização e por isso não aceitam a sua existência, ou pensam que o Movimento do Resgate está circunscrito a um determinado grupo, aqui fica o aviso. O Resgate é toda ideia de defesa da linha política do Partido e do Dr Savimbi. Muitos usam o nome do Dr. Savimbi e a UNITA mas defendendo coisas e não a CAUSA. Quererão dizer que todos defensores da linha política do Partido são do Resgate? Teoricamente não.

Estamos JUNTOS na defesa do projecto e do interesse comum.

Os militantes ao negarem subornos neste Congresso tal como foi no IX Congresso ordinário em que circularam muitos dólares e telefones, em plena crise economica, mostraram maturidade política que não permitirá o uso do nosso Partido pela FPU nas próximas eleições.

QUE SE REALIZE O QUE É ESSENCIAL NA VIDA, E QUE SE SEJA FIEL AO QUE É PERMANENTE NA HISTÓRIA.
DR. SAVIMBI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *