Bela Malaquias destituída da presidência do PHA acusada de “abuso de poder e gestão danosa”

A Comissão Política Nacional do Partido Humanista de Angola (PHA), anunciou esta segunda-feira (14), a destituição da Presidente do Partido Florbela Malaquias, por suspeitas de gestão danosa, expulsão injustificada de membros da comissão permanente e violação dos estatutos.
Por: redação PI
A informação foi tornada público pelo porta-voz da Comissão Política Nacional, Nsimba Luwawa, em conferência de imprensa realizada no município de Ingombota, província de Luanda.
De acordo Bela Malaquias é também apontada de desobedecer o acórdão n° 1001/2025, do tribunal que deferiu a favor de militantes suspensos por terem denunciado má gestão dos bens do partido. A suspensão preventiva de Florbela Malaquias de todas as suas funções, é uma deliberação da maioria dos membros da Comissão Política Nacional, após reunião em sessão extraordinária no passado dia 7 de julho de 2025, em Luanda.
“A presidente tem vindo a conduzir a liderança de forma inconveniente e sob sua ótica sem que consulte a comissão responsável pela realização das diferentes actividades desde o fecho das eleições. Ao processo disciplinar serão aplicadas as normas da Lei Geral do Trabalho nos termos dos artigos 84° e 87° ambos dos Estatutos do Partido Humanista Angolano, comunicar ao Tribunal Constitucional e à Assembleia Nacional os termos das deliberações e as suas fundações estatutárias”, referiu.
Parido Humanista de Angola foi fundado três meses antes das eleições gerais de 2022, pela Jurista e ex-Jornalista Florbela Malaquias.
Florbela Catarina “Bela” Malaquias, nasceu no (Luena, 26 de janeiro de 1959) é uma ativista política, jornalista, escritora, ex-militar e advogada angolana. Sua carreira política iniciou-se como ativista da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), sendo, posteriormente, fundadora e primeira presidente do Partido Humanista de Angola (PHA). Participante da guerra civil, tinha a patente de capitã do braço armado da UNITA, as Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA). Com seu novo partido, o PHA, foi eleita, em 2022, para a Assembleia Nacional.
Casada e mãe de cinco filhos, Florbela Catarina Malaquias, é licenciada em Direito, pela Universidade Agostinho Neto (UAN), e Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais.
Advogada e antiga jornalista, nos últimos tempos tem se dedicado a escrever o seu livro de memorias, tendo, em 2019, lançado o primeiro volume intitulado Heroínas da Dignidade.