BOMBEIROS INICIAM FORMAÇÃO SOBRE GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES EM TODO PAÍS

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) iniciou, esta segunda-feira, 9, em Luanda, a terceira edição do encontro metodológico de capacitação técnica em gestão integral de risco de desastres.


Por: Albino Azer

Segundo uma nota a que o Primeiro Impacto teve acesso, o seminário, que decorre até sexta-feira, junta 50 participantes da Direcção de Redução de Risco de Desastres e suas Dependências nos comandos provinciais de Protecção Civil e Bombeiros.


De acordo ainda com a nota, a medida surge no quadro da estratégia de liderança 2024-2027 da instituição em função do cenário de devastação das condições sociais e económicas de várias famílias devido a ocorrências de inundações extremas em grande parte das regiões do território nacional e seca em algumas localidades do leste e sul.


A mesma nota avança que o objectivo desta formação serve, igualmente, para identificar mecanismos para operacionalização e materialização da estratégia de redinamização do SPCB 2024 – 2027 para reforçar os trabalhos das comissões provinciais de Protecção Civil na prevenção, preparação e resposta a emergências, pode ler-se.


OCORRÊNCIAS DO ÚLTIMO FIM-DE-SEMANA
Pelo menos 16 pessoas morreram e 93 outras ficaram feridas, durante o fim-de-semana, informou, esta segunda-feira, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).


Segundo o balanço síntese do SPCB, entre as vítimas mortais, 11 são por acidentes de viação, três por afogamento, uma por carbonização e igual número por suicídio.


Durante o período em análise, os bombeiros registaram, ainda, um total de 34 incêndios entre as 129 ocorrências apontadas, particularmente na província de Luanda, Cabinda, Zaire, Moxico, Huambo, Malanje, Bié, Cuanza-Norte, Benguela, Lunda-Sul, Namibe e Uíge.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *