CNJ: Mais de 2. 500 novos postos de trabalho criados no âmbito da parceria com o grupo OPAIA
                O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) anunciou na quinta-feira, 18 de setembro de 2025, em Luanda, a criação de mais de 2.700 novos postos de trabalho destinados à juventude angolana, fruto das parcerias rubricadas durante uma visita que a agremiação efectuou à Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo e ao Grupo OPAIA.
Por: redação PI
A comitiva encabeçada por Isaías Kalunga, presidente do CNJ e conselheiro do Presidente da República, foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração da ZEE, Pedro Manuel. Ambas instituições sublinharam a relevância da cooperação para transformar a ZEE num polo estratégico de geração de emprego, aproveitando o potencial das indústrias já instaladas no local, segundo um comunicado a que o Primeiro Impacto teve acesso.
Segundo ainda o documento, os dirigentes visitaram as instalações do Grupo OPAIA, recebidos pelo administrador executivo, engenheiro Adriano Lamas, em representação do PCA, Agostinho Kapaia. A unidade fabril, dedicada à montagem de veículos automóveis, está equipada com escritórios, dormitórios, áreas de lazer e espaços desportivos.
No final da visita, foi anunciada a inserção de 2.700 jovens nos quadros da fábrica, que prevê produzir autocarros, carrinhas e outros veículos montados em Angola.
O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga destacou que a iniciativa representa um contributo direto para a redução do desemprego juvenil e reforçou a importância do investimento privado no combate à fome e à pobreza. “Trata-se de um passo significativo que também vai impulsionar o empreendedorismo nacional”, sublinhou Kalunga durante visita que contou com a presença de membros da Direcção Central do CNJ, bem como representantes dos Conselhos Provinciais de Juventude de Luanda e do Icolo e Bengo.
