Declarado estado de calamidade por altas taxas de desemprego no Lesotho

O Lesotho declarou estado de calamidade nacional, até Junho de 2027, devido às altas taxas de desemprego, particularmente o juvenil.
Por: redação PI
De acordo com a BBC a medida surge numa conjuntura de incerteza face às tarifas anunciadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O Lesotho foi dos países que sofreu as tarifas mais altas 50% em Abril, embora estas tenham sido suspensas desde então, reportou a Lusa.
Segundo o vice-primeiro-ministro daquele país africano? Nthomeng Majara, o estado de calamidade ficará em vigor até 30 de Junho de 2027.
O desemprego no Lesotho é de 30%, mas para os jovens a taxa é de quase 50%, de acordo com dados oficiais.
A declaração, em conformidade com a Lei de Gestão de Calamidades do país, permite ao Estado “tomar todas as medidas necessárias para minimizar os efeitos das catástrofes”, entre outras.
A economia dependente do sector têxtil já enfrentava um desemprego altíssimo, especialmente entre os jovens, antes de Trump cortar a ajuda externa e aumentar as barreiras comerciais.
O Lesotho também foi duramente atingido pelo fim dos programas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em todo o mundo, refere a mesma fonte.