Detido Soba Príncipe acusado de incitar violência apologia ao crime e rebelião

Foi capturado nesta quarta-feira, 23 de julho, Venâncio Gondo Lucungo, “Soba Príncipe” solteiro de 36 anos de idade, auto proclamado principado e representante das autoridades tradicionais, por indícios fortes da prática dos crimes de Rebelião, Instigação Pública ao Crime, Apologia Pública de Crime e provocação à guerra ou represálias.
Por: redação PI
De acordo com o Director de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halaiwa, a detenção foi movida pelo Ministério Público com base num pronunciamento público, em acto de massas, amplamente difundido nas redes sociais, aonde surge incitando a população a pegar em armas de fogo e armas brancas para se rebelarem contra o Governo.
“Dada a gravidade dos factos relatados, despoletou-se o competente processo-crime, que culminou com a sua detenção”.
O Director de Comunicação Institucional e Imprensa do (SIC), salientou que cumpridas todas as formalidades o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes.
O Porta-voz do SIC-GERAL apela aos cidadãos para não usarem os actos de massas para dessiminação de mensagens de ódio, de instigação à violência, pois os órgãos não vão tolerar estas condutas.