Dia Mundial da fotografia: profissionais lembram momentos com emoção

O Mundo celebra neste 19 de agosto, o dia da Fotografia, data instituída em 1839 após apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris por Louis Daguerre. Por cá, os profissionais da fotografia exigem mais valorização deste trabalho.
Por: António Alberto
A data que homenageia a capacidade de registar e transformar imagens em memórias jamais esquecidas e elevar os feitos dos fotógrafos no seu exercício. Fotógrafos como Erineu e Augusto, ouvidos pelo Primeiro Impacto, descrevem a importância da arte, realçando que muitos têm desvalorizado o trabalho.
” Às vezes as pessoas vêem este nosso trabalho como algo que não tem relevância mas eu digo que, a minha paixão está na imagem. O mais difícil são os ângulos.A fotografia é muito importante porque serve de recordação ou lembrança por isso não se deve ignorar os fotógrafos “, avançaram.
A primeira fotografia conhecida foi captada por Joseph Niépce em 1826, exigiu cerca de oito horas de exposição mando-lhe o mérito de pai da arte. A partir daí, a fotografia teve um evolução de preto e branco para o digital como forma de contribuir para a história.
Atualmente, profissionais e amadores em Angola e demais países celebram o dia da arte com exposições, concursos e partilhas nas redes sociais, recordando cada momento com grande valor.