Dívida avaliada em 20 milhões de kwanzas embaraça FNLA – tribunal bloquea contas bancárias do partido

Uma dívida avaliada em 20 milhões de kwanzas está na base do congelamento das contas bancárias da histórica Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA). A informação foi avançada esta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, pelo presidente daquela força política.
Por: Albino Azer
Segundo explicou Nimi a Simbi aos jornalistas por ocasião da reunião Ordinária do Bureau Político do partido dos irmãos que decorre na sede nacional da organização, bairro Popular, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, o partido terá contraído essa dívida a uma empresa privada em 2015, a quando da realização do III Congresso que decorreu de 25 a 28 de janeiro daquele mesmo ano, portanto, no consulado de Lucas Ngonda.
“Em 2015 a FNLA realizou um Congresso e depois de realizar o congresso parece que não pagou completamente a dívida e este assunto foi colocado ao nível do tribunal e quando se tomou a decisão não havia lá uma representação da FNLA e o tribunal tomou medidas, bloquearam todas as contas da FNLA e o partido neste momento está passar por um momento muito complicado”, confessou o presidente Nimi a Simbi que garante, por outro lado, darem início ao processo de pagamento. “Já encontramos um termo de entendimento com a empresa qe começamos a pagar e vamos ver como é que a situação vai evoluir”, explicou.
Um dos pontos constantemente na agenda da reunião que analisa , no cômputo geral as problemáticas do partido fundado por Holden Roberto, é a convocação da selecção de futebol Argentina para um amistoso com os Palancas Negras, no quadro das celebrações dos 50 anos da independência Nacional.
“Óh meu irmão, neste momento o país está pobre, com tantas dificuldades vai buscar uma equipa para pagar alguém 5 milhões de dólares? Para mim o momento não é oportuno”, concluiu Nimi a Simbi que afasta a possibilidade de uma possível divisão interna.
A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) é um partido político angolano orientado no espectro de centro-direita à direita, fundado em 1954.